Uma história digna de Hollywood: o tesouro do general Yamashita

A lenda do tesouro do general Yamashita conta que nos meses próximos ao fim da segunda guerra mundial, soldados do exército Imperial do Japão esconderam nas Filipinas toneladas em barras de ouro e pedras preciosas.

Tesouro acumulado

Durante a segunda guerra mundial e no período pré-guerra, o Japão foi um grande e vasto império no continente asiático. Muitos países estavam sob o domínio do Imperador e dizem que equipes especializadas eram enviadas aos países para confiscar bancos, fábricas e galerias de arte.

O que torna a lenda possível é o fato do Japão ter confiscado ao longo dos anos, riquezas de cerca de 12 países da Ásia. Fato comprovado historicamente e uma fortuna incalculável. Por conta disso, durante anos existiram rumores envolvendo um tesouro estimado em bilhões de dólares.

Leia também:

Tesouro do general Yamashita

general Yamashita
general Yamashita

De acordo com a lenda, o general Yamashita Tomoyuki escondeu parte do tesouro acumulado nas montanhas de Luzon e implodiu com toneladas de dinamite um túnel para esconder as barras de ouro e pedras preciosas.

captura do general Yamashita
Créditos: reprodução

O general acabou sendo capturado por tropas americanas. Após sua rendição em 2 de setembro de 1945, o general foi acusado de crimes de guerra e passou por um julgamento.

Membros do seu exército foram torturados, em especial seu motorista, o major Kojima Kashii. Os inimigos queriam que ele revelasse cada lugar em que Yamashita estivera para descobrir onde ele teria enterrado o tesouro. Nada foi descoberto.

Durante a segunda guerra mundial, as tropas japonesas, realmente, invadiram as Filipinas em 8 de dezembro de 1941. Porém, para os antropólogos os soldados nunca esconderam tal tesouro. Para eles, é apenas uma lenda urbana que surgiu para contornar os tempos de crise no pós guerra.

A lenda diz que muitas pessoas sabiam a localização do tesouro, porém, foram mortas durante a guerra não sobrando nenhuma testemunha.

A possibilidade de encontrar o tesouro do general Yamashita atraiu milhares de caçadores de recompensa e piratas para as Filipinas por vários anos. O resultado das aventuras foram apenas danos arqueológicos.

A lenda também contribuiu para que surgissem teorias da conspiração. Todas envolvendo o governo filipino em tentar esconder a fortuna. Aliás, o folclore filipino é recheado de lendas de tesouros escondidos.

Segundo o jornal The Sun em notícia veiculada em 2017, um vídeo foi publicado no canal Reddit. O tesouro teria sido encontrado, com milhares de barras de ouro e pedras preciosas com valor inestimável sendo desenterrado de uma caverna nas Filipinas.

Até hoje não se sabe se o vídeo é verdadeiro ou falso. Para alguns historiadores, o Japão saiu da guerra mais rico do que antes apesar da destruição sofrida e a lenda teria sido veiculada para distrair seus inimigos.

Daria um filme não é mesmo? Não deixe de comentar.

Comentários

Share via