10 Maneiras deliciosas de comer carne de porco no Japão

A carne de porco é a mais popular no Japão, principalmente nas áreas de Kyushu, Okinawa e Kanto. Por isso, existem inúmeras formas de preparar este ingrediente de forma extremamente deliciosa no Japão. Confira alguns dos pratos típicos mais populares:

Leia também:

1 – Tonkatsu (とんかつ)

Tonkatsu
(Crédito: Divulgação)

Tonkatsu é uma costeleta de porco (também podendo ser utilizado filé de porco ou lombo) empanada, frita e servida com um molho grosso. É considerado o prato feito com carne de porco mais popular do Japão.

O tonkatsu pode ser consumido em um teishoku (espécie de prato feito japonês) com repolho cru e arroz como acompanhamentos, em katsudon (uma tigela de arroz quente coberto com tonkatsu fatiado, cebolas e ovo), em katsu curry (curry japonês, arroz e tonkatsu) ou em um katsu sando (sanduíche com pão, tonkatsu e molho).

 

2 – Shogayaki (生姜焼き)

shogayaki
(Crédito: Divulgação)

Shogayaki é um prato feito com lombo de porco e gengibre. É muito rápido e fácil de fazê-lo, sendo uma comida comum em bentos e nas casas japonesas. Depois do tonkatsu, é considerado o segundo prato de porco mais popular no Japão.

3 – Gyoza (餃子)

gyoza
(Crédito: toofullforfood)

O gyoza consiste tradicionalmente de um recheio de carne de porco e vegetais picados dentro de uma massa fina. Embora tenha originado na China, o seu sabor foi adaptado ao longo dos anos para se adequar ao paladar japonês.

Hoje em dia, o gyoza é tão onipresente quanto o ramen no Japão. É possível encontrá-lo em lojas especializadas, izakaya, restaurantes de ramen, estabelecimentos de chuka ryori (comida chinesa), lojas de conveniência e festivais.

4 – Nikujaga (肉じゃが)

nikujaga
(Crédito: Divulgação)

Nikujaga é um prato de carne e batatas, feito com carne de porco em fatias finas, cozido com vegetais em um caldo com dashi e shoyu. O prato é considerado um dos comfort food do Japão por lembrar a comida caseira das mães japonesas. Geralmente, ele é comido como parte de uma refeição tradicional japonesa com arroz, misoshiru e pratos de vegetais.

5 – Tonkotsu ramen (とんこつラーメン)

ramen
(Crédito: Divulgação)

Tonkotsu ramen é uma das variedades mais populares de ramen no Japão. Este prato originou-se na região de Hakata, no norte de Kyushu. Ele consiste em uma tigela de caldo branco cremoso feito com osso de porco servido com macarrão, cebolinha e fatias de carne de porco grelhada.

6 – Yakiton  (やきとん)

yakiton
(Crédito: Divulgação)

Yakiton é um prato composto por carne de porco grelhada no espeto, semelhante ao yakitori feito com frango. Além de cortes de carne mais familiares como lombo de porco e barriga de porco, não tenha medo de experimentar alguns espetinhos diferenciados que a culinária japonesa oferece como: bochecha, fígado, coração e intestino (é claro, tudo de porco).

7 – Motsu-Nabe (もつ鍋)

motsunabe
(Crédito: Divulgação)

O termo “motsu” refere-se aos miúdos de um animal, como intestinos e fígado. Existem várias maneiras populares de comer esses cortes de carne de porco no Japão. Um deles é o motsu-nabe, estilo regional de nabemono (prato quente servido na própria panela) da província de Fukuoka. Nele, ingredientes como nira, pimenta, miso ou soja são acrescentados à receita.

Outros pratos que possuem “motsu” em sua nomenclatura incluem motsu-yaki – miúdos de carne de porco grelhados – e motsu nikomi – miúdos de porco cozidos em um ensopado.

8 – Buta-Maki (豚 巻き)

buta maki
(Crédito: Divulgação)

Buta-maki são alimentos envoltos na carne de porco que podem ser fritos, cozidos no vapor ou grelhados. As combinações populares para buta-maki incluem tomates cereja envoltos com bacon, aspargos com bacon e fatias finas de carne de porco enroladas com shiso.

9 – Butadon (豚丼)

butadon
(Crédito: Divulgação)

Butadon, também conhecido como “tondon“, consiste em uma tigela de arroz coberta com fatias finas de carne de porco com cebola cozidas em um caldo de shoyu levemente adocicado. Este prato é semelhante ao gyudon que é feita com carne bovina.

O prato atingiu popularidade quando muitas cadeias de fast food tiraram a carne bovina de seus menus devido ao medo da doença da vaca louca na década de 2000. Embora a carne tenha retornado aos menus, butadon ainda permaneceu muito popular.

10 – Kakuni (角煮)

kakuni
(Crédito: Divulgação)

O kakuni é feito de cubos grossos de barriga de porco que são cozidos por um longo tempo em baixa temperatura, mantendo a carne úmida e macio. O prato também é conhecido como “rafute” em Okinawa, onde é um prato local muito apreciado.

Qual é o seu prato japonês preferido preparado com carne de porco?

Fonte: Gurunavi

Comentários

Share via