Japoneses revelam quais são seus peixes preferidos

Um dos ingredientes mais característico da culinária japonesa é o peixe. Por ser um país insular e ter um litoral vasto, há uma grande abundância de alimentos provenientes do mar. E, por isso, os japoneses consomem uma grande variedade de peixes e de diferentes formas.

Em uma pesquisa recente, 1.000 homens e mulheres japoneses de 20 a 60 anos foram convidados a listar os peixes que mais gostavam, com que frequência comiam e como eles gostavam de cozinhá-los.

A maioria dos entrevistados afirmou comer peixe várias vezes por semana. E para surpresa de muitos, as fatias de peixe cru não são a preferência número 1 no dia a dia dos japoneses. Mais de 70% optam por grelhar filés de peixe.

10º lugar: Shishamo (柳葉魚)

Shishamo
(Crédito: Divulgação)

O shishamo é um peixe de água salgada com cerca de 15 centímetros de comprimento. Ele é magro e se assemelha a uma folha de salgueiro. Muitas vezes encontrados nos izakaya (bares japoneses), o shishamo geralmente é grelhado inteiro e comido com limão e sal. Cerca de um terço dos entrevistados disseram que gostam desse peixe.

9º lugar: Buri / Japanese yellowtail (鰤)

Buri
(Crédito: Pakutaso)

O buri é um peixe grande que pode alcançar até 15 quilos e 1,3 metros de comprimento. Ele pode ser consumido cru em forma de sashimi ou sushi. Também é uma deliciosa comida de inverno quando é cozido com shoyu (molho de soja), mirim e açúcar, juntamente com vegetais como o daikon (rabanete japonês). Durante os meses mais frios, a carne deste peixe tem um teor maior de gordura.

8º lugar: Tai / Pargo (鯛)

tai
(Crédito: Savvy Tokyo)

O tai está associado com boa sorte e celebrações sendo, geralmente, servido em casamentos e em outras ocasiões festivas. No entanto, ele também é consumido em dias comuns tanto em forma de sashimi quanto grelhado.

Leia também:

7º lugar: Katsuo / Bonito (鰹)

katsuo tataki
(Crédito: Divulgação)

Enquanto o katsuo bushi (flocos rosados de bonito desidratado) é delicioso em takoyaki e okonomiyaki, o prato chamado de katsuo no takaki, onde apenas o exterior do peixe é grelhado e o meio permanece cru, também é muito apreciado.

6º lugar: Unagi (鰻)

unagi
(Crédito: Divulgação)

O unagi é a enguia de água doce. No Japão, ele é tradicionalmente grelhado sobre carvão com molho kabayaki e servido com arroz sob a forma de Unadon ou Unaju. Esse peixe é geralmente consumido em agosto, no auge da estação quente pois acredita-se que ele ajuda a suportar o calor e a umidade excessivos da época.

5º lugar: Saba / Cavalinha (鯖)

saba
Saba battera (Crédito: flickr/ are you gonna eat that)

O saba possui um preço baixo e é facilmente encontrada nos supermercados. Ele é mais comumente consumido cozido, grelhado ou assado. Outra maneira deliciosa de comê-lo é em forma de battera, um tipo de sushi prensado em que o saba em conserva é combinado com arroz de sushi e algas.

3º lugar (empate): Aji / Carapau (鯵) e Sanma / Pacific saury (秋刀魚)

aji
Aji nigirizushi (Crédito: Divulgação)

Além do niguirizushi e do oshizushi, o aji é comumente comido frito. Ele possui uma carne saborosa e leve.

sanma
(Crédito: Divulgação)

O sanma é fortemente associado ao outono, quando o seu teor de gordura é mais elevado. Como o shishamo, esse peixe é um dos peixes mais fáceis da lista para cozinhar porque normalmente ele é simplesmente grelhado inteiro.

2º lugar: Maguro / atum (鮪)

maguro
(Crédito: Divulgação)

Apesar do atum ter sido escolhido como o peixe favorito de muitos homens, ele ficou em segundo lugar neste ranking. O maguro é reconhecido pelo seu sabor intenso, teor de gordura moderado e consistência firme e tenro. Ele é geralmente preparado em sashimi ou como sushi.

1º lugar: Sake / Shake / Salmão (鮭)

salmão
(Crédito: Divulgação)

O salmão conquistou a preferência da maioria das mulheres, alcançando o primeiro lugar desta lista. Consumido comumente grelhado, este peixe é o ingrediente favorito para o café da manhã de muitos japoneses. Ele também pode ser encontrado facilmente dentro dos bentos de todos os lugares.

Fonte: Sora News 24
Imagem destacada: Pakutaso

Comentários

Share via