Localizado entre Fukuoka e Nagasaki, a província de Saga encontra-se no noroeste da ilha de Kyushu, no Japão. Ela é o lar de uma das mais famosas fontes de água termal do Japão, Ureshino Onsen. A região também é conhecida por produzir cerâmicas e porcelanas, particularmente nas cidades de Arita e Imari.

Quando se trata de frutos do mar, Saga abriga uma indústria crescente de ostras. Entre as muitas iguarias regionais, também é possível encontrar o peixe mutsugoro (eye-raising mudskipper). Nesta província, ainda é possível visitar o mercado de peixes em Yobuko, considerado um dos três melhores do país.

Enquanto os frutos do mar compõem uma grande parte da gastronomia de Saga, há muito mais a explorar ao visitar esta encantadora província. Por isso, certifique-se de experimentar estes 7 pratos locais durante a sua visita à região!

Leia também:

1 – Dagojiru

Dagojiru
(Crédito: Divulgação)

Dagojiru é uma sopa que contém macarrão konjac, bolinhos, frango e muitos tipos de vegetais. Todos esses ingredientes são servidos com um saboroso caldo de miso quente. Este prato tradicional é comumente preparado nas casas dos moradores locais durante o inverno.

2 – Yobuko Squid

Yobuko Squid
(Crédito: Is Japan Cool?)

As lulas capturadas no Mar de Genkai, perto da costa da cidade de Yobuko, são nacionalmente famosas pelo seu sabor especial. Aproveite este ingrediente regional cru, grelhado ou como tempura em algum dos vários restaurantes presentes na região.

3 – Mutsugoro no Kabayaki

Mutsugoro no Kabayaki
(Crédito: Divulgação)

Uma das iguarias mais inusitadas aos paladares dos turistas estrangeiros é o mutsugoro (mudskipper). O peixe anfíbio de aspecto incomum pode ser encontrado pulando ao longo da costa de Ariake. Este animal é normalmente apreciado como sashimi, cozido ou grelhado.

4 – Saga Gyu

Saga Gyu
(Crédito: Divulgação)

Saga gyu é conhecido como uma das carnes bovinas de mais alta qualidade do Japão. Considerado um dos melhores wagyu japonês, ele é altamente apreciado pelo seu marmoreio premium. A carne, proveniente de um gado criado em clima ameno, ar limpo e águas límpidas, é macia e saborosa. O Saga gyu pode ser apreciado como bife, wagyu sushishabu shabu ou grelhado como yakiniku.

5 – Kakinoha Zushi

Kakinoha Zushi
(Crédito: Divulgação)

kakinoha zushi consiste em uma fatia de peixe pressionada sobre um bolinho de arroz temperado para sushi que, ao final, é envolvido por uma folha de caqui. A folha não só confere uma fragrância fresca ao sushi, mas também tem propriedades antibacterianas que eram ainda mais importantes no passado quando não existia refrigeração.

6 – Yude Takezakigani

Yude Takezakigani 
(Crédito: Divulgação)

O caranguejo Takezaki é proveniente da costa de Tara, no Mar de Ariake. Ele é conhecido pelo seu sabor rico e pela carne suculenta e carnuda. Para apreciar o seu sabor natural, basta apenas fervê-lo.

7 – Zaru Tofu

tofu
(Crédito: Divulgação)

Águas minerais naturais das ricas fontes termais da região são usadas para fazer este tofu. O zaru tofu de lugares como Ureshino Onsen é famoso pela sua textura sedosa e doçura sutil. Assim como o tofu comum, este alimento é comido com shoyu (molho de soja) e gengibre ralado ou cozido.

Você já experimentou algum desses pratos?

Fonte: Gurunavi, Tofugu

Curta nossa página no Facebook
(Não aperte o botão se você já curtiu)

Comentários

comentários