De Genghis Khan à Ika Meshi: veja 10 alimentos típicos imperdíveis de Hokkaido

Natureza abundante, terras agrícolas ricas e frutos do mar maravilhosos caracterizam a grande província de Hokkaido, localizada no norte do Japão. No inverno, a paisagem fica tomada pelo branco da neve, atraindo turistas aos festivais da temporada e às estações de esqui. No verão, o clima ameno e os vastos campos de flores de lavanda empolgam os visitantes. Em meio a tudo isso, outro grande destaque são as especialidades culinárias da região. Confira 10 alimentos típicos imperdíveis de Hokkaido!

1 – Genghis Khan

genghis
(Crédito: Divulgação)

Particularmente popular na região de Hokkaido, o Genghis Khan (ジンギスカン – Jingisukan) consiste em um grelhado de carne de cordeiro, acompanhado de várias verduras e legumes, preparado em uma panela com chapa de ferro especial. O prato é servido com um molho feito à base de alho, shoyu e gengibre.

Apesar das várias controvérsias que cercam a origem deste prato, o Japão é amplamente considerado o seu lar oficial. O nome é uma homenagem ao imperador da Mongólia, devido à associação do consumo da carne de cordeiro aos soldados deste país. Além disso, o formato da panela em forma de cúpula representam os capacetes desses homens que supostamente os usavam para cozinhar seus alimentos.

O Gengis Khan também tornou-se um prato popular no Brasil. Porém, a versão brasileira é feita com carne bovina.

2 – Caranguejo (King Crab, Zuwaigani, Horsehair Crab)

caranguejo
(Crédito: Divulgação)

Hokkaido possui incríveis variedades premium de caranguejos, incluindo o tarabagani (king crab), zuwaigani (snow crab) e kegani (horsehair crab), todos disponíveis a um preço atraente. Eles são consumidos de variadas formas como kani nabe, kani meshi, nigirizushi e misoshiro.

3 – Uni (ouriço-do-mar)

uni
(Crédito: Gurunavi)

Hokkaido é especializado em dois tipos de uni. Um é o Bafun uni, que tem sabor rico, textura cremosa e tom de laranja intenso. O outro é o Murasaki uni, que tem cor amarelo claro, textura mais delicada e sabor suave. O ouriço-do-mar encontrado em Hokkaido é um dos mais frescos do mundo. Apesar de ser um produto caro, ele pode ser encontrado por um valor mais acessível dentro da província. O uni é consumido de várias maneiras, inclusive em nigirizushi e no molho de macarrão.

4 – Sopa de Curry

curry
(Crédito: Gurunavi)

Originário de Sapporo, capital de Hokkaido, este é um prato preparado com curry japonês, carne assada, ervas frescas e vegetais. A receita permite ser alterada de acordo com as preferência pessoas, incluindo ingredientes e controlando a quantidade de especiarias. Esta sopa quente pode ser apreciada com uma tigela de arroz ao lado.

5 – Kaisendon

Kaisendon
(Crédito: Divulgação)

Kaisendon é um tipo de donburi (tigela de arroz), coberto com sashimi e frutos do mar. Com ingredientes frescos e de alta qualidade, Hokkaido é o melhor lugar para se experimentar o kaisendon no Japão.

6 – Ishikari Nabe

Ishikari
(Crédito: Divulgação)

Ishikari Nabe é um prato quente que foi criado nas margens do rio Ishikari, o maior rio de Hokkaido. Os pescadores da região eram conhecidos por juntar o salmão, os vegetais e o tofu em um caldo de miso. Hoje, este é um prato local apreciado por todos. Para o inverno, quando as temperaturas estão abaixo do zero, o Ishikari nabe é uma ótima opção.

Leia também:

7 – Lacticínios

leite
(Crédito: Japan Info)

Devido às suas extensas áreas de pastagens verdes, Hokkaido é responsável pela produção da maior parte dos produtos lácteos no Japão. O leite, a manteiga e outros lacticínios provenientes da província de Hokkaido são altamente valorizados pelo seu sabor e qualidade. Certifique-se de experimentar o iogurte natural, os queijos macios e a grande variedade de sobremesas feitas a partir dos ingredientes frescos de Hokkaido.

8 – Melão Yubari

Yubari
(Crédito: Divulgação)

O melão Yubari de Hokkaido é uma das frutas mais caras do mundo. Ele é facilmente reconhecível pela casca marmoreada, superfície livre de manchas, forma perfeitamente arredondada, interior alaranjado e sabor suavemente doce. Os melões que custam acima de 20 mil yen, são geralmente oferecidos como presentes em ocasiões especiais.

9 – Miso Butter Ramen

hokkaido ramen
(Crédito: Gurunavi)

Este é um estilo de ramen que se originou em Sapporo. Ele é feito com uma base de sopa de miso vermelho combinado com caldo de frango ou de osso de porco. O macarrão usado nesse ramen é grosso e ondulado. O prato é acompanhado por ingredientes locais como manteiga fresca, milho doce e até mesmo frutos do mar.

10 – Ika Meshi

ika meshi
(Crédito: Divulgação)

Ika Meshi é um prato composto de lulas recheadas com arroz, cozidas em um caldo à base de shoyu. Ele originou-se no sul de Hokkaido, durante a escassez de alimentos na Segunda Guerra Mundial, quando o arroz era insuficiente no Japão. Por outro lado, a lula era abundante na época. Dessa forma, um fornecedor local de bento surgiu com a ideia deste prato. Hoje, o ika meshi é adorado tanto pelos residentes locais como pelos visitantes. Este alimento pode ser comprado de fornecedores de bento da estação ferroviária de Hokkaido, em formato de ekiben.

 

Seja para passeios de esqui no inverno ou para caminhadas nas regiões montanhosas no verão, a variedade de alimentos requintados, deliciosos e acessíveis em Hokkaido é imensa. Então, na sua próxima visita à província, não deixe de experimentar estas e outras especialidades da culinária regional. Para aqueles que já tiveram a oportunidade de conferir os alimentos citados acima, qual é o seu preferido?

Fonte: Gurunavi

Comentários

Share via