Já pensou em morar no Japão? Quer saber quais são as melhores cidades do Japão para se viver?

Veja o resultado de uma pesquisa que revelou quais são as melhores cidades do Japão para morar de acordo com as donas de casa japonesas!

Leia também:

10 melhores cidades do Japão para se viver

A ideia de morar em um condomínio no centro de Tóquio é um sonho de muitas pessoas. No entanto, o preço alto das habitações e da vida na capital do Japão, leva muitas pessoas a escolherem viver em outras cidades do Japão. Ou, em um dos subúrbios de Tóquio, pelo menos.

Estas escolhas aparecem nos resultados de uma pesquisa feita pela revista Aene, que perguntou às donas de casa japonesas em que cidade elas viveriam mais felizes.

O centro de Tóquio não conseguiu entrar para o top 10, embora a principal escolha não fique muito longe da capital.

Como parte da pesquisa, a Aene criou um conjunto de parâmetros que nomeou de Qualidade Feliz. O parâmetro, avaliou as cidades com base em sua: família, simpatia, fatores econômicos, condições de alimentação e saúde, acesso ao entretenimento e conveniência cotidiana.

Talvez, o resultado tenha se concentrado nas opiniões de pessoas que não trabalham fora do lar. Por isso, apenas cinco das 10 melhores cidades foram classificados como tendo condições econômicas acima da média na pesquisa.

Por outro lado, todas as cidades de maior custo de vida foram extremamente bem nas outras quatro categorias. O estudo demonstrou um gosto especial por áreas com parques ou outros ambientes naturais ou históricos.

ST 12

Mudanças de hábitos

Quando perguntado, especificamente, o que era indicativo de um lugar conveniente para viver, a segunda resposta mais comum foi a proximidade de uma estação de trem ou metrô, dada por 28,9% das mulheres no estudo.

Muito acima, 47,8% responderam que o que realmente queriam era um grande shopping center, supermercado ou rua comercial próximos.

O professor de marketing da prestigiada Universidade Waseda do Japão, ressalta que: “Até recentemente, era comum para donas de casa fazer compras todos os dias nos varejistas locais. Agora, porém, estamos vendo mais famílias fazendo compras juntas em centros maiores no fim de semana, comprando a granel. As compras necessárias se tornaram uma forma de lazer, e os centros comerciais estão se tornando um lugar onde a comunicação dentro da família acontece“.

Então, quais são as melhores cidades do Japão para se viver, de acordo com a pesquisa? Vamos começar com a número 10.

10. Cidade de Hiroshima (Prefeitura de Hiroshima)

ST 1

Os entrevistados ficaram impressionados com a atitude amigável e atenciosa dos cidadãos de Hiroshima. Ser a capital da prefeitura significa que é uma cidade desenvolvida, mas não tão lotada como Tóquio.

9. Nihama (prefeitura de Ehime)

ST 2

A primeira de duas cidades da ilha de Shikoku a entrar na lista. Nihama oferece oportunidades de trabalho com sua indústria local. Além da proximidade com o Mar do Interior e seus deliciosos frutos do mar.

8. Moriya (Prefeitura de Ibaraki)

ST 3

A Qualidade Feliz de Moriya ficou equilibrada nos cinco critérios, com menção especial às suas modernas instalações para compras.

7. Ikoma (Prefeitura de Nara)

ST 4

Ikoma é um subúrbio da cidade de Nara, fica a apenas 30 minutos de trem. A sua alta classificação entre as duas, deve-se à sua proximidade com os vários templos, culturalmente e historicamente, importantes da antiga capital japonesa.

6. Cidade de Fukuoka (Fukuoka)

ST 5

Uma das cidades mais populosas do top 10, Fukuoka é famosa por comida local, que inclui iguarias como ovelha, bacalhau, hot-pot e ramen de carne de porco.

5. Matsuyama (Prefeitura de Ehime)

ST 6

De volta a Ehime, viver na capital da prefeitura, relativamente acolhedora, e que ainda oferece um estilo de vida descontraído. Além, da proximidade com algumas das melhores produções cítricas do Japão e das mais antigas fontes termais, a Dogo Onsen.

4. Cidade de Mitaka (Tóquio)

ST 7

Tecnicamente, a cidade é parte de Tóquio, Mitaka fica fora dos 23 bairros principais da metrópole. Mas, o acesso fácil ao centro de Tóquio e a vegetação exuberante do Parque Inokashira e do Museu Ghibli contribuem para a vibração elegante e sofisticada de Mitaka.

3. Nishinomiya (Prefeitura de Hyogo)

ST 8

Situada entre cidades muito maiores, Kobe e Osaka, Nishinomiya permite aos moradores desfrutar de uma culinária fantástica, incluindo o Kobe beef, takoyaki, kushi katsu e as maravilhas da Chinatown de Kobe.

É também a casa do Koshien, o estádio de beisebol mais bem sucedido do Japão, que dirige a equipe profissional de Osaka, os Tigres Hanshin. Seus campeonatos ocorrem duas vezes por ano. A cidade tornou-se também um paraíso para os consumidores por causa seus inúmeros shoppings.

2. Cidade de Inagi (Tóquio)

ST 9

Também fora dos principais bairros, Inagi possui muito verde, pois a cidade também é onde se encontra a Fazenda Otsuka. Mas a vida em Inagi não é totalmente bucólica.

1. Fujisawa (Prefeitura de Kanagawa)

ST 10

Em primeiro lugar está Fujisawa, a cidade costeira de Kanagawa, que inclui a Ilha Enoshima.

Fujisawa combina o ambiente descontraído que se espera de uma cidade na praia, com o transporte público extremamente eficiente, como o trajeto de trem da Estação Enoshima para Shinjuku, no coração de Tóquio, em menos de 30 minutos.

Além disso, acrescente os templos seculares, suas lendas coloridas sobre dragões assustadores que se apaixonam por belas princesas, e as vistas deslumbrantes do pôr-do-sol no Monte Fuji.

É fácil entender por que Fujisawa é tão amada não apenas pelas donas de casa, mas por qualquer pessoa aprecie a natureza e a história, ou apenas o som relaxante das ondas.

Qual destas cidades estão nos seus sonhos? Você já conhece algumas delas? Deixe seu comentário!

Fontes: SoraNews24Dot , Aene
Imagem em destaque: Shonan Sales Promotion