Kami: os deuses do Japão

De acordo com a tradição religiosa do Japão existem oito milhões de Kami. São os deuses e divindades do universo shinto, Buddhas e Bodhisattvas também são considerados Kami.

Kami

Kamis são seres com poderes supremos, a força da natureza é sua manifestação. Acredita-se que o número de oito milhões de kami é a expressão do infinito no Japão.

Todos são deuses ou semi deuses, mas isso não significa que eles sejam necessariamente bons, até porquê, o conceito de bom e mau é um conceito humano, os deuses estão acima e podem ter transcendido a dualidade.

Curiosidade

Escreve-se deus com letra minúscula, pois cada um tem um nome, diferente da cultura católica cristã em que deus não tem um nome específico, por isso é escrito com letra maiúscula, um ser de qualidade suprema.

Muitos deuses do Japão foram influenciados pelas culturas chinesa, indiana, budista e até mesmo deuses gregos e romanos.

Conheça três deuses do Japão

Raijin & Fujin

Kami Raijin fuijin Japão

Raijin é a deidade do trovão, relâmpagos e tempestades, é tradicionalmente retratado segurando martelos, rodeado por tambores taiko.

Fujin é a deidade dos ventos, ele é tradicionalmente representado segurando um sacola de vento nas mãos.

É muito comum os ver retratados juntos, são duas divindades muito temidas no Japão por seu poder destrutivo, muitos santuários shinto possuem imagens dos dois deuses na porta como protetores.

Antigamente os pais diziam a seus filhos para esconderem seus umbigos durante uma tempestade para que Raijin não comesse seu umbigo.

Agyo e Ungyo

Kami Agyo e Ungyo Japão

Leais e temerosos protetores de Buddha, Agyo e Ungyo também podem ser encontrados em templos budistas japoneses, os kamis são guardiões sagrados.

Agyo é a representação da violência com seus dentes a mostra e uma arma em punho. Ungyo simboliza a força e é representado sempre com a boca fechada e um arma em mãos.

Apesar de parecerem medonhos, ambos se apresentam com uma mão aberta como sinal de confiança. Talvez nem precisasse, quem gostaria de ter um mal entendido com os protetores de Buddha?

Leia também:

Kannon

Kami Kannon Japão

A kami e Bodhisattva budista Kannon é a emanação da misericórdia, bodhisattvas são seres livres do ciclo do renascimento e do ciclo karmico. Adiam sua iluminação até que todos os seres consigam se libertar do Samsara.

Há muitos templos no Japão dedicados a kami Kannon, no Japão feudal ela era exibida em algumas igrejas como representação da Virgem Maria. Quando o cristianismo foi banido do Japão, Kannon foi adorada como Virgem Maria em segredo pelos cristãos.

Conhecia algum deles? Não deixe de comentar seu kami favorito.

Comentários

Share via