Locais que inspiraram os cenários das animações do Studio Ghibli

As animações do Studio Ghibli são conhecidas pelos seus cenários lindos e fascinantes. Você sabia que muitos dos cenários foram inspirados em lugares reais de vários pontos ao redor do mundo? Confira 10 locais no Japão que serviram de inspiração para os filmes do Studio Ghibli.

1. “Totoro Bus Stop” em Saiki, província de Oita | “Meu Amigo Totoro”

Totoro
(Crédito: Divulgação)

Uma das imagens mais simbólicas do “Meu Amigo Totoro” (“My Neighbor Totoro“) é aquela em que Totoro e as irmãs Satsuki e Mei ficam paradas na chuva em um ponto de ônibus. A parada de ônibus (Totoro Bus Stop) na província de Oita remete bastante a essa cena.

Totoro Bus Stop
(Crédito: Welcome Kyushu)

EndereçoJapão, 〒879-3302 Ōita-ken, Saiki-shi, Ume Ōaza Minamitabaru

Leia também:

2. “Sayama Hills” em Saitama | “Meu Amigo Totoro”

Sayama Hills_Totoro
(Crédito: Divulgação)

Muitas cenas do filme de Totoro foram baseadas no “Sayama Hills“, também conhecida como a “Floresta do Totoro”. Localizada em Yamaguchi, “Sayama Hills” estende-se do sudoeste da província de Saitama até o noroeste da metrópole de Tokyo.

Sayama Hills
(Crédito: Sora News 24)

Além de conhecer toda a vegetação e a natureza presente no filme, os visitantes podem ver outras atrações como a Kurosuke’s House (Makkurokurosuke), também conhecida como a “Casa do Totoro”. Neste lugar, estão presentes um Totoro enorme e a exibição de algumas cenas do filme.

Kurosuke’s House
Endereço: 
3–1169–1 Mikajima Tokorozawa-shi Saitama Prefecture 359–1164
Horário: 10:00 – 15:00 (terça-feira, quarta-feira e sábado)

3. “Shiratani Unsuikyo” em Yakushima, província de Kagoshima | “Princesa Mononoke”

Princess Mononoke
(Crédito: Divulgação)

Shiratani Unsuikyo“, a misteriosa floresta localizada na ilha Yakushima, serviu de inspiração para a obra-prima de Hayao Miyazaki, “Princesa Mononoke” (“Princess Mononoke“).

Princesa Mononoke-floresta
(Crédito: Zekkei Japan)

O Shiratani Unsuikyo é um parque natural exuberante que contém uma vasta floresta de cedros que inclui algumas das árvores mais antigas do Japão. Apesar das chuvas constantes, o local atrai muitos visitantes que buscam caminhadas nas trilhas e outras aventuras no meio da selva.

4. “Dogo Onsen” em Matsuyama, província de Ehime | “A Viagem de Chihiro”

Dogo Onsen
(Crédito: Divulgação)

Muitos estabelecimentos afirmam ter sido a inspiração para a icônica casa de banho “Aburaya” do filme “A Viagem de Chihiro” (“Spirited Away“). Ente eles podemos citar: Jiufen (Taiwan), Dogo Onsen (Ehime), Shima Onsen (Gunma) e Sekizenka Ryokan (Gunma).

A viagem de Chihiro
(Crédito: Divulgação)

No entanto, muito dizem que o Dogo Onsen é o mais visualmente similar. Considerada a casa de banho mais antiga do Japão, este é um ótimo lugar para relaxar em um ambiente tradicional do país.

EndereçoDogo-onsen, 1 Chome-7 Dōgomachi, Matsuyama-shi, Ehime-ken 790-0843, Japão

5. Tomonoura, província de Hiroshima | “Ponyo – Uma Amizade que Veio do Mar”

ponyo
(Crédito: Divulgação)

O diretor Hayao Miyazaki passou dois meses na pitoresca aldeia costeira de Tomonoura, mergulhando na beleza local e desenhando o tempo todo. Tomonoura é um porto que faz parte do Parque Nacional Setonaikai.

Tomonoura
(Crédito: Wonder Magazine)

Embora esteja se tornando gradualmente mais popular entre os turistas, o local ainda mantém uma atmosfera tranquila e um charme autêntico que pode ser difícil de encontrar nos dias de hoje.

6. Campos de cártamo, província de Yamagata | “Only Yesterday”

Only Yesterday
(Crédito: Divulgação)

Only Yesterday” conta a história de uma jovem que precisa desesperadamente de uma ruptura com a agitação de Tokyo. Em uma explosão de nostalgia, Taeko procura recuperar a alegria que uma vez sentiu quando era criança indo aos campos de cártamo de Yamagata.

Yamagata
(Crédito: Divulgação)

Nas várias excursões de cártamo disponíveis na província de Yamagata, os visitantes podem obter experiências similares com a da personagem.

Fonte: 10 Best, JW Web Magazine, tsunagu Japan

Comentários

Share via