10 curiosidades sobre o Monte Fuji

Com seus magníficos 3.776 metros, o Monte Fuji é uma das maravilhas do Japão, além disso, é um local sagrado para os japoneses.

Monte Fuji

O cartão postal do país é rico em histórias e curiosidades, essa escultura da natureza recebe em média 300 mil visitas anuais e foi reconhecido em 2013 como patrimônio mundial pela Unesco.

Confira 10 curiosidades sobre o símbolo nacional do do Japão.

1. Três vulcões em um

Pode parecer que o Monte Fuji é um vulcão só, mas ele é composto por três distintos. Komitake na base, Kofuji no centro e o Fuji no topo. A parte chamada Fuji é o mais novo de todos.

2. Mulheres não podiam escalar

Até o ano de 1868, as mulheres eram proibidas de tentar escalar o Monte Fuji. Considerado sagrado pela religião Shinto, a escalada fazia parte de um ritual sagrado e feito apenas por monges.

Depois da restauração Meiji em 1868, uma mulher ocidental chegou até o topo quebrando os paradigmas, seu nome era Lady Fanny Parkes.

3. Montanha sagrada

A montanha é sagrada para a religião Shinto desde o século VII. Segundo as lendas, o kami Sengen-Sama habita o local. Além do Monte Fuji, o Monte Tate e Haku também são considerados sagrados no Japão.

4. Monge subiu primeiro

A primeira pessoa a ter escalado o Monte Fuji, acredita-se ter sido um monge no ano de 663 AD. Porém seu nome é desconhecido. O primeiro homem ocidental a escalar o Monte Fuji foi o Sir Rutherford Alcok em 1860.

5. Símbolo no Japão

Muita gente, antes de conhecer mais sobre o Japão, tem conhecimentos sobre o Monte Fuji. É um símbolo e ícone do país. Já foi citado na literatura, em diversas fotos pelo mundo e até em quadros de artistas famosos.

6. Vulcão ativo

Apesar de sua aparência bela e serena, o Monte Fuji continua ativo.

7. A última erupção

Apesar de ser um vulcão ativo, sua última erupção aconteceu no ano de 1707, quando entrou em ação por duas semanas. Cinzas caíram na cidade de Tóquio e formou uma nova cratera no lado sul.

8. Lagos em seu entorno

Lagos Monte Fuji

A base do Monte Fuji é cercado por cinco lindos lagos e estão abaixo do nível do mar. A vista é impressionante e atrai muitos turistas. Devido a atividade, alguns locais tem águas termais e a visita é perfeita durante o inverno.

Leia também

9. Trilhas para chegar até o topo

Demora cerca de seis horas para chegar até o topo e existem algumas trilhas disponíveis para os turistas. Em seu caminho existem estações para descanso, com comida, bebidas e locais para deitar. Uma das mais populares chama Yoshidaguchi.

10. Montanha mais escalada do mundo

É um dos locais que mais recebem visitas no Japão e a montanha mais escalada do mundo. São cerca de 300,000 visitas anuais considerando que a visitação fica apenas aberta apenas alguns meses do ano.

Comentários

Share via