Tecnologia japonesa permite cultivar em qualquer ambiente

Um grupo de cientistas japoneses liderado por Yuichi Mori conseguiram criar uma tecnologia japonesa que permite o cultivo de frutas, legumes e vegetais em qualquer ambiente e sem a necessidade de terra.

Polímero Hidrogel

Desenvolvida na Mebiol Research and Development Center, a tecnologia substitui o solo usando um filme de polímero a base de hidrogel.

Yuichi Mori

Yuichi Mori é físico-químico e fundador da Mebiol Research. O projeto nasceu quando ele desenvolvia um rim artificial e se questionou sobre a possibilidade dos vasos sanguíneos sintéticos serem utilizados como meio de crescimento vegetal.

“As plantas podem resolver muitos dos problemas da sociedade, das doenças, estilo de vida e questões ambientais, eu imaginava um mundo onde poderíamos levar plantas em todos os lugares” afirma o cientista.

Biologia vegetal

Após muitos anos de pesquisa e desenvimento para a indústria médica, a biologia vegetal se tornou uma paixão. Mori compreendeu que de várias formas, o reino vegetal é mais interessante e notável que o reino humano.

Tecnologia revolucionária

A pesquisa desenvolvida por Mori e sua equipe é promissora, além de ter um potencial benéfico para a humanidade e o meio ambiente.

Menos consumo de água

A tecnologia criada na Mebiol é revolucionária, o método utiliza 90% menos água do que a agricultura convencional e pode ser implantada em qualquer ambiente.

Sem necessidade de pesticidas

Além de consumir 1/10 de água, a membrana polimérica bloqueia vírus e bactérias eliminando a necessidade de pesticidas.

O filme possui incontáveis nano-poros por onde o hidrogel armazena a água e os nutrientes necessários para o desenvolvimento das plantas. Enquanto as plantas crescem em cima do filme, as raízes crescem para os lados.

Desenvolvimento saudável

As raízes são consideravelmente menores e mais finas do que as encontradas no solo, mas isso não impede o desenvolvimento saudável das plantações.

Mais nutrientes

Com menor concentração de água as plantas se estressam mais, pois são obrigadas a trabalhar mais para obter seus nutrientes.

Como resultado elas desenvolvem níveis mais alto de açúcares, aminoácidos e fitoquímicos deixando os frutos mais concentrados.

A primeira vez que o conceito foi a presentado para o público foi no TED Talk em Tokyo. O próprio Yuichi Mori apresentou a tecnologia sem precedentes.

Leia também

Algas marinhas: variedades e benefícios

Estufa digital futurística brota no meio de Tokyo e atrai visitantes

O futuro fantástico do Japão (tecnologias revolucinárias)

Atualmente a tecnologia é utilizada em mais de 150 locais dentro do Japão, na China e nos desertos do Emirados Árabes Unidos.

Outros países do Oriente Médio e a Europa devem iniciar suas produções com a tecnologia desenvolvida pela Mebiol.

Muitos países que sofrem com solo contaminado ou improdutivo, escassez de água poderão se beneficiar com a invenção japonesa. Incrível!

Comentários

Share via