Washi: saiba mais sobre o lindo, versátil e durável papel tradicional do Japão

Produzir o washi é tão sofisticado quanto a filosofia do povo japonês. Conheça um pouco sobre esse delicado, e ao mesmo tempo resistente, papel!

Leia também:

Washi: O Papel Tradicional do Japão

Washi é o termo usado para descrever o papel de estilo japonês. A propósito, “Wa” e “Shi” significam “japonês” e “papel” respectivamente.

Washi é um papel tradicional japonês que é comumente feito usando fibras da casca de árvores e outras plantas, como bambu, cânhamo, arroz e trigo.

Usado em um amplo espectro de produtos, o washi produz desde sacos de papel até fitas adesivas. Além do conhecido papel de origami.

Este papel pode ser usado de várias maneiras inovadoras, por isso é tão surpreendente. Ele pode ser encontrado até mesmo em tecidos para roupas infantis!

Bonito e durável

Retina pixta 20531251 s

O processo de fazer o washi é complicado e um processo longo, mas geralmente é durável e quase sempre bonito.

O washi feito em certas regiões tornou-se o Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO em 2014.

Diz-se que a criação de washi começou em torno do século VII ou VIII, quando sua cultura foi importada da Ásia continental.

Uma característica especial deste papel é que o washi feito à mão pode durar mais de mil anos. Por outro lado, o papel comum feito à máquina duraria apenas cem anos.

Fita washi para decoração

51wivz5ihnl

O washi pode ser usado para lanternas, portas de correr shoji, ukiyo-e, origami e muitas outras artes tradicionais do Japão.

Resultado de imagem para washi shoji

Atualmente, á a fita washi está ganhando popularidade no DIY. Ela é parecida com uma fita adesiva, mas tem de diferentes tipos e modelos. Suas diferentes cores, e padronagens encantadoras, podem ter várias aplicações na decoração.

Retina masking image01

Veja abaixo, algumas aplicações e usos da fita:

A parte complicada é que quando os japoneses ouvem a palavra “washi”, imaginam apenas uma folha de papel; enquanto que os estrangeiros podem confundir com a fita washi. A fita washi é também sinônimo de “fita adesiva” no Japão.

Washi otogi large

Washi de Echizen, na prefeitura de Fukui

Você pode ver e encontrar muitos tipos de papel washi, principalmente em Kanazawa. Lá, até o jornal tradicional da cidade é chamado de “Echizen Washi”.  Ele é muito famoso no Japão.

Photo papyrus top

Mas, um pouco diferente de Kanazawa, em Toyama, Kyoto e até em Tokyo você pode experimentar fazer seu próprio papel washi.

No vídeo abaixo você pode ter uma ideia da produção do papel e das lindas flores de washi.

Apaixonante! Concordam?

Fontes: Wasa-bi / YouTube

Share via