Curiosidades interessantes sobre o saquê

O saquê é uma bebida muito apreciada no Japão e em todo mundo, no Brasil, por exemplo, não é incomum encontrar locais que preparam caipisaquê, inclusive, com diversas opções de frutas.

Além de ser apreciada em comemorações, acordos fechados e happy hours pelos japoneses, a bebida também tem importância espiritual.

Em santuários shintô ou no túmulo dos ancestrais, muitas vezes a bebida é oferecida aos deuses e aos familiares do mundo espiritual.

Mas quanto você conhece sobre essa bebida japonesa tão tradicional? Confira algumas curiosidades interessantes.

Bebida dos deuses

A bebida é bem antiga e tradicional no Japão, data de 712 A.C , aliás, é uma das mais antigas do mundo, além de ser conhecida como bebida dos deuses, consequentemente era usada em rituais religiosos.

Nada de saquê envelhecido

Ao contrário do whisky, o saquê deve ser consumido fresco e a garrafa deve ser armezenada em local fresco e escuro, afinal, a luz não é amiga da bebida.

O-shaku

Segundo a regra de etiqueta no Japão, você nunca deve servir a própria bebida e para o saquê vale o mesmo. Servir seus amigos e familiares é sinal de respeito e amizade.

Leia também

Curiosidades sobre o sushi

7 curiosidades sobre Sakura no Japão

9 curiosidades sobre o anime Death Note

Nigori

O saquê nigori possui um aspecto leitoso e textura cremosa, é bastante popular nos Estados Unidos. A consistência e aparência ficam dessa forma, pois a bebida não é filtrada. Dizem que é uma delícia.

Acompanha tudo

Não é só com a culinária japonesa que o saquê vai bem, fica perfeito com pratos vegetarianos e carnes também. Versátil e saboroso. Algumas linhas premium são indicadas para serem apreciadas com queijo, assim como o vinho.

Variedades

A variedade do vinho depende do tipo de uva, o saquê não é assim. A bebida vai depender do tipo de refinamento. Se você ver um com a palavra ginjo, ele provavelmente será super premium e um polimento a 60%.

Além disso, a qualidade da água vai afetar diretamente sua classificação, quanto mais pura, melhor.

Tem mais alguma curiosidade para acrescentar? Deixe nos comentários.

Share via