Maior eclipse do século poderá ser visto no Japão

O eclipse total de 27 de julho (ocidente) e 28 de julho (oriente) será o maior em duração de todo o século XXI e poderá ser visto no Japão.

Eclipse lunar

Esse será um evento astronômico extremamente raro, afinal, será um eclipse total na lua de sangue. Portanto, a visão será de lua cheia e avermelhada.

É esperado que todo o processo dure aproximadamente quatro horas. Além disso, em algumas partes do mundo, a sombra da terra projetada na lua poderá durar mais de uma hora e meia.

Marte, que já está visível a olho nu em algumas regiões, estará em seu ponto mais próximo da terra nos últimos 15 anos. Além disso, estará alinhada com a lua. O fenômeno poderá ser visto no dia 27 até o dia 30.

Já é considerado o maior evento astronômico do século, por isso gera expectativas. Os planetas Saturno, Júpiter e Vênus também poderão ser vistos a olho nu e estarão muito próximos ao nosso vizinho vermelho no céu.

Até mesmo Plutão, apesar de não ser visível a olho nu no céu, está também em um ponto próximo o suficiente para quem tenha um telescópio com diâmetro igual ou superior a 14 centímetros.

Leia também

Superlua azul de sangue aparece em Tokyo e rende fotos maravilhosas

Comida indiana no Japão: confira três restaurantes em Tóquio

Qual é o melhor? Diferenciando os bilhetes de metrô de Tóquio (com preços)

Infelizmente, nem de todas as regiões do Japão o eclipse poderá ser visto completamente. Sapporo, por exemplo, só acompanhará o início do fenômeno. Já quem estiver nas regiões de Sendai, Tóquio, e Kyoto não conseguirá acompanhar o ciclo final.

No Japão, o horário previsto para o começo do eclipse será às 03hs24min da madrugada do dia 28. O eclipse total poderá ser visto às 04hs30min e o penumbral começará a partir das 05hs21min.

No dia 28, o sol nascerá antes do término do evento, que deverá acontecer às 06hs14min, mesmo assim, vale a pena acompanhar. Se você estiver no Japão, torça para que céu na região esteja aberto.

Gostou do artigo? Inscreva-se em nossa Newsletter e receba conteúdo do Japão.

Share via