Onde achar comida vegetariana no Japão?

Existem muitos relatos de pessoas vegetarianas que acabam rendidas a comer apenas onigiri e tofu em sua viagem. Afinal, quase toda a culinária japonesa possui base de peixe ou carne de porco. Por isso, é um pouco trabalhoso saber onde encontrar comida vegetariana no Japão, mas não é tarefa impossível.

Primeiro, saiba que se você tiver restrições com alimentos de origem animal, poderá sim alimentar-se de maneira deliciosa.

Dicas

Fique atento aos caldos feitos com dashi (peixe), ele está em quase tudo, desde o missô, até a massa do okonomiyaki. Os caldos de ramen também são a base de carne de porco, meio impossível achar um restaurante que não faça isso.

A alternativa é achar um restaurante que faça o dashi a base de vegetais, assim o missô poderá entrar no seu cardápio, assim como o ramen.

Antes de conhecer os restaurantes vegetarianos, conheça algumas opções que podem entrar no seu cardápio em sua viagem ao Japão.

Okonomiyaki

O okonomiyaki é a panqueca frita japonesa. A receita varia de região para região, mas basicamente o okonomiyaki é feito com carne de porco, ovo, repolho, moyashi e uma massa feita com caldo de dashi (peixe) e katsuoboshi (lascas de peixe).

A opção vegetariana é comum em restaurantes especializados apenas, já que mesmo se pedir para tirar a carne, a massa levará dashi (caldo de peixe) em sua receita. Porém, vale a pena ir em um restaurante vegetariano e pedir esse prato típico japonês.

Tempura

Os vegetais empanados em farinha panko e fritos são uma opção no Japão. Serve como acompanhamento perfeitamente.

Korokke

O korokke é um bolinho de batata frito delicioso. A receita original leva carne moída, mas existe a opção com recheio de abóbora (kabocha).

Mochi

Pode experimentar os famosos doces japoneses sem medo. O recheio costuma ser de feijão azuki ou de frutas da época.

Tem a opção salgada também que é uma delícia e vale provar pelo menos uma vez. O mochi frito ou grelhado acompanha um molho especial de shoyu.

Nasu

Nasu é a beringela japonesa, que é servida temperada com missô.

Tsukemono

É o picles japonês servido como acompanhamento. Cenoura, pepino e rabanete são o mais comuns e ficam ótimos no arroz branco.

Edamame

As ervilhas são cozidas no estilo japonês e indicados para petiscar e beber com cerveja nos izakayas.

Moyashi

Os brotos de feijão regados com shoyu ficam uma delícia.

Oyaki

Especialidade da prefeitura de Nagano, parece um pão de batata e a opção com recheio de abóbora é bem recomendada.

Inarizushi

Esse sushi de arroz com capa de tofu frito vale a pena, você poderá achá-lo nas konbinis facilmente.

Tamagoyaki

Quem não for ovolactogetariano deve fugir dessa opção, se puder consumir não se arrependerá. A omelete japonesa é tradicional e pode acompanhar o arroz branco.

Leia também

Dicas aos viajantes vegetarianos e veganos que estão indo ao Japão

Quanto custa uma viagem de turismo ao Japão

O que é permitido levar na bagagem em sua viagem ao Japão

Restaurantes vegetarianos no Japão

Deva Deva Cafe

Se o que você procura é um saboroso fast food, então o Deva Deva Cafe é o mais indicado. O hamburguer de “frango” é feito com proteína de soja e feijão e as pizzas recebem recheios sem carne.

O atendimento é de segunda a sexta, das 11hs30min às 17hs. Durante os finais de semana, o estabelecimento atende até as 21hs.

Após uma refeição, vale a pena caminhar pela região, há um templo budista, o museu de artes Kichijoji e diversos parques.

Endereço: 2-14-7 Kichijoji-Honcho, Musashino-shi, Tóquio – Edifício Kichijo, segundo andar.

T’s Tantan

Considerado um dos mais saborosos restaurantes veganos da capital japonesa, o T’s Tantan fica localizado próximo a estação de Tokyo e atende das 11hs às 22hs.

Endereço: 1-Chome-9-1 , Marunochi, Chiyoda, Tóquio.

Tamana Shokudo

Na placa lê-se “Natural Food Studio”, mas o restaurante é o Tamana Shokudo. Com uma atmosfera aconchegante e intimista, todos os alimentos oferecidos em seu cardápio são de origem vegetal e 100% orgânicos.

Não é o mais barato de todos os restaurantes e uma refeição pode custar mais de 1.890 ienes. Porém, se você quiser degustar da alta gastronomia vegetariana japonesa, o valor é justificado.

São mais de 40 tipos de ingredientes, um cardápio variado e a sobremesa especial da casa leva entre duas e três semanas para ficar pronta, vale a pena.

O Tamana Shokudo abre das 11hs às 15hs30min. O jantar é das 18hs às 22hs30min.

Endereço: 3-8-27 Minami Aoyama, Minato-ku, Tóquio.

Gostou do artigo? Inscreva-se em nossa Newsletter e receba conteúdos do Japão.

Share via