Por dentro dos maravilhosos funcionais banheiros do Japão

Os apartamentos japoneses costumam ser pequenos e para contornar o problema de espaço, todos os cômodos costumam ser funcionais, inclusive, os banheiros do Japão.

Banheiros funcionais

banheiro funcional

Tudo é otimizado e inteligente. Se mais de duas pessoas dividirem o apartamento, existem tipos com áreas separadas, para que mais pessoas possam usar o banheiro ao mesmo tempo. Com cômodos separados para o vaso sanitário, para a pia e para área de banho.

Porém, nem todos são assim, a maioria possui o banheiro integrado e para aproveitar espaço, a pia pode ficar acima do vaso sanitário, aproveitando essa água para a descarga.

pia no vaso sanitário do Japão

Normalmente, a máquina de lavar fica perto do banheiro. Essa proximidade permite reaproveitar a água que se usa para tomar banho no ofurô para lavar roupas.

É uma boa maneira de conseguir lavar a roupa com água morna, já que as máquinas de lavar no Japão não tem essa função.

lavanderia Japão

Na pia ou ofurô, uma ducha móvel facilita a vida para lavar o banheiro também. Aliás, não existe chuveiro, eles possuem um chuveirão móvel, que facilitam o banho em um espaço pequeno. Costuma banhar-se sentado.

chuveiro funcional do Japão


Leia também


A área de banho possui um pequeno espaço para lavar o corpo antes de poder entrar no ofurô. Aliás, é costume lavar o banheiro todos os dias e isso faz parte da cultura japonesa.

Um sistema de aquecimento é responsável por deixar a água em temperatura controlada. Na maioria das casas, existe um painel de controle na cozinha. Através dele, é possível pedir ajuda caso algo aconteça enquanto estiver no banheiro.

painel temperatura ofurô

Outro sistema é responsável por soltar jatos de ar quente ou frio e ajudam a secar as roupas.

banheiro no Japão

Econômico, sustentável e higiênico, assim são os banheiros japoneses. O canal no YouTube Life Where I’m From explica bem como são os banheiros funcionais. Ative as legendas em português para assistir!

Gostou do artigo? Inscreva-se em nossa Newsletter e receba conteúdos do Japão.