Wagashi: 7 doces tradicionais do Japão que você tem que provar

Se você for ao Japão tem que experimentar estes doces tradicionais. Além de lindos, eles fazem parte da cultura deste país. Dá só uma conferida se eles não são mesmo de dar água na boca!

Leia também:

Wagashi: doces tradicionais

Wagashi é um termo genérico para várias sobremesas e doces tradicionais do Japão. Além de uma apresentação artesanal, eles são também deliciosos.

Usando ingredientes e sabores distintamente japoneses, como matcha, feijão azuki e kinako (farinha de soja torrada), eles são completamente diferentes de suas versões encontradas em outros países.

São portanto, menos doces e combinam perfeitamente com uma xícara de chá verde, na hora sublime do chá japonês. Conheça agora 7 dos melhores wagashi para provar no Japão

1. Mochi

Você provavelmente já ouviu falar do mochi antes. No wagashi, este bolo de arroz super elástico é usado de muitas maneiras diferentes.

Na primavera, o “sakura mochi” é obrigatório, pois é um deleite saboroso. Assim como as famosas flores de cerejeira da estação.

O “warabi mochi” é outro tipo comum de mochi, coberto com farinha de soja torrada. O “daifuku” no entanto, tem uma camada muito fina de mochi cobrindo a pasta de feijão vermelho doce ou creme e frutas. E o “morango daifuku” é um morango inteiro envolto em mochi, em uma combinação muito boa.

2. Taiyaki

Os fãs de anime provavelmente já viram isso antes. Estas panquecas em forma de peixe não só parecem fofas como também são deliciosas.

Normalmente, a pasta de feijão vermelho é o recheio, mas se você preferir algo mais doce pode encontrar alternativas como creme e outros sabores.

3. Dorayaki

Dorayki é como uma panqueca feita a partir de dois bolos castella com recheio de pasta de feijão vermelho. O dorayaki original consistia em apenas uma camada. Mas felizmente as lojas de dorayaki começaram a caprichar para criar o recheio que podemos desfrutar hoje.

Mas não é só de pasta de feijão vermelho, você pode encontrar outros sabores de recheio como creme matcha e morango.

4. Dango

View this post on Instagram

🍡 #花見団子 #淺草寺 #tokyo #food #daily

A post shared by 侯辰璟 (@houchenjing) on

Com as suas distintas 3 bolinhas de arroz de cores diferentes, o “hanami dango” é um ícone da primavera. Este deleite é melhor apreciado enquanto você está sentado sob as belas flores de cerejeira.

Mas, além disso, o dango pode ter muitas outras formas. O “mitarashi dango” também é um tipo popular. Ele é aromatizado com um xarope doce e espesso de molho de soja.

5. Manju

Manju tem um bolo na camada exterior e um recheio doce, geralmente (você adivinhou) de pasta de feijão vermelho.

Às vezes no entanto, a parte externa é aromatizada com matcha. E uma das variedades mais populares é o “momju manju”, que tem a forma de uma folha de bordo japonês e é uma famosa lembrança de Hiroshima.

6. Yokan

Esta geleia é feita a partir de pasta de feijão vermelho, açúcar e ágar e pode ter vários sabores, incluindo chá verde, castanhas ou batata-doce.

Os ingredientes são endurecidos em um bloco e servidos em fatias. A textura porém, é semelhante a uma pasta e muitas vezes pode ser vista como parte da cerimônia do chá.

O “mizu yokan” no entanto, contém mais água, o que lhe confere uma aparência mais translúcida e uma textura semelhante à gelatina.

7. Nerikiri

Estes são definitivamente os mais lindos e trabalhados, esteticamente, de todos os wagashi. Nerikiri são feitos de uma massa pastosa de feijão branco e mochi. E eles podem ser facilmente coloridos e moldados em várias formas.

Muitas vezes no entanto, eles têm forma de flores. Comprá-los como lembrança é certeza de impressionar a todos quando voltar de viagem!

Comentários

Share via