7 coisas para saber sobre o natal no Japão

Entenda de vez o que é diferente entre o natal no Japão e do resto do mundo. Afinal, apesar de vermos árvores enfeitadas e luzes, a tradição por lá é bem diferente. Confira!

1. É a data mais romântica do ano

natal romântico

Enquanto no ocidente a tradição do natal envolva a família, no Japão a data é mais romântica. Não é costume fazer reuniões com ceia com parentes, mas sim passar um bom momento a dois.

É a época em que os love hotels ficam mais disputados e os restaurantes cheios.

2. Luzes por todos os lados

luzes de natal no Japão

A iluminação de natal do Japão é maravilhosa. As ruas ficam todas enfeitadas com luzes e atrai muita gente. Em especial Omotesando, Ginza e Roppongi.

3. Nada de peru é o frango frito que domina

Natal KFC

Curiosamente, apesar de não haver ceia, existe o costume em comer frango frito do KFC. É tradição e as lojas ficam lotadas no natal. Por isso, reservas são feitas até meses antes.

4. O bolo é importante

Bolo natal Japão

Deixar para escolher e comprar o bolo de natal em cima da hora não é uma boa ideia. Principalmente se quiser levar para casa o tradicional bolo sabor morango. De qualquer forma, qualquer bolo serve e o o doce é fundamental para comemorar o natal.

5. O embrulho importa

presentes natal

Geralmente, a tradição dos presentes acontece apenas entre os casais. Não é costume dar presentes para familiares ou amigos, mas isso não é regra.

A diferença fica por conta do embrulho. É normal rasgar o embrulho no ocidente, mas no Japão não. Pode até parecer meio rude na verdade, mas isso vai depender da pessoa também.

De qualquer forma, se a pessoa se empenhou em fazer um embrulho bacana e bem trabalhado, tente abrir o presente com delicadeza.

Leia também

Não é presente de natal, é Oseibo! Conheça os tradicionais presentes de inverno

Vai presentear um japonês? Conheça 4 presentes que você não deve dar!

5 presentes Made in Japan recomendados para seus amigos e familiares

6. Não é feriado

trabalho natal

O natal cai logo após o aniversário do Imperador Akihito no dia 23 de dezembro, que é feriado. Porém, o dia 25 não é considerado um. As pessoas trabalham normalmente no dia 24 e 25.

7. Sinfonia de natal

A música tradicional de natal é o ato final Ode to Joy da nona sinfonia do Beethoven. Conhecida como daku, a música embala as comemorações dos japoneses.

Gostou do artigo? Inscreva-se em nossa Newsletter.

Share via