Curiosidades sobre o filme Princesa Mononoke

O filme Princesa Mononoke foi dirigido por Hayao Miyazaki é outro clássico dos Studios Ghibli. Em 2017, a película completou 20 anos e se você ama essa animação, confira algumas curiosidades.

Aposentadoria

Hayao Miyazaki se doou completamente para fazer o filme Princesa Mononoke. Todo o processo durou três longos anos para o diretor.

Por isso, seus planos eram aposentar logo após o filme fosse lançado. Porém, como todos sabemos Miyazaki voltou para fazer o sucesso A Viagem de Chihiro em 2001.

Inspiração na guerra

Guerra da Ioguslávia

Hayao Miyazaki já declarou em entrevista a revista Empire que se inspirou na guerra da Ioguslávia. O diretor tinha ficado muito impactado com os efeitos dos conflitos.

Embora o filme não seja tão pesado nesse sentido, as emoções sobre destruição e a falta de aprendizado da humanidade estão presentes.

Oscar

O filme foi a primeira animação a ser indicada e ganhar o Japanese Academy Awards de melhor filme em 1998. Miyazaki ganhou novamente o prêmio com A Viagem de Chihiro.

Sem computação gráfica

Hayao Miyazaki

O diretor já chegou a declarar que não se dá bem com os computadores e que o lápis ainda é a melhor ferramenta.

Como resultado, apenas 10% do filme teve animação gráfica. A maioria das cenas foi feita a mão.

Floresta real

floresta Yakushima

A floresta do filme parece surreal, mas foi inspirada em uma real do Japão. A floresta que fica em Yakushima é protegida pela UNESCO e tem 1,000 acres.

Lá será possível ver as árvores mais antigas do Japão com 1,000 a 2,200 anos de idade. Por isso, a paisagem é suntuosa e mágica.

Um dos diretores de arte do filme passou algum tempo na floresta Shiratani Unsuikyo e serviram de base para a  do filme.

Bilheterias

O filme A Princesa Mononoke bateu recordes de bilheteria no Japão. Na época, o filme E.T liderava, porém durou pouco já que Titanic entrou em cartaz logo depois. Faturou 18,25 bilhões de ienes.

Destino de San

Princesa Mononoke - San

No roteiro original, San seria a terceira princesa do reino e seria mandada para casar com um monstro. Miyazaki acabou mudando os conceitos ao longo do tempo e a ideia evoluiu para a que conhecemos no filme.

Gostou do artigo? Increva-se em nossa Newsletter.

Share via