Guia de omamori: confira 8 tipos de amuletos japoneses

A cultura religiosa do Japão é muito rica e presente no cotidiano da população. Por isso, os acessórios espirituais, do tipo omamori são muito utilizados no país.

Omamori

omamori

O omamori é uma pequena bolsinha (carteira) de tecido com inscrições em kanji e outros elementos de cores, imagens e fundos. Em explicação simples.

Segundo a tradição japonesa, os deuses derramam um pouco de sua força e poder nos pequenos omamori para abençoar, proteger, afastar o mal e espíritos malignos de quem os carrega.

Por isso, quanto mais surrado for um amuleto ou talismã melhor. Isso quer dizer que ele de fato está protegendo a pessoa.

Por isso separamos alguns dos mais úteis, charmosos e elegantes omamori encontrados com facilidade em quaisquer templos budistas e santuários shinto do país.

1.Katsumori – 勝 守

Um dos mais poderosos e populares omamori do Japão, o talismã katsumori dá ao usuário a força do sucesso.

Porém, ele só é eficiente quando o portador tem um objetivo ou foco muito bem definido em mente. Caso contrário ele servirá apenas como um acessório bonito.

Além disso, ele não deve ser compartilhado com outras pessoas para que a energia do katsumori possa cumprir seu propósito.

Esse omamori pode vir com o desenho de uma flecha, símbolo shinto para marcar um objetivo.

2.Yakuyoke -厄 除 け

Entre os amuletos para afastar o mal, o Yakuyoke está entre os preferidos dos japoneses.

Enquanto o talismã katsumori fornece a energia do sucesso, o yakuyoke impede que energia negativas impeçam o usuário de atingir seu objetivo.

Além disso, ele também evita má sorte e energias negativas, protegendo o portador do amuleto.

3.Shoubaihanjou – 商 売 繁 盛

O indispensável shoubaihanjou normalmente é um omamori de cor amarelo e é utilizado para atrair dinheiro e abundância financeira.

Alguns templos e santuários têm amuletos da sorte financeira específicos para certos tipos de situações que envolvem dinheiro.

Dentre os shoubaihanjou, tem para finanças pessoais, acordos entre empresas, investimento ou poupança a longo prazo.

Além disso, ele também pode trazer sorte em coisas simples do dia a dia, como achar dinheiro ou conseguir bons descontos em compras.

Leia também

Conheça 7 superstições japonesas interessantes: descubra o que dá boa sorte e azar

O bizarro ano em que os abortos aumentaram por causa de superstição no Japão

Shichi Fukujin: saiba os significados dos 7 Deuses da Sorte

4.Gakugyou-Joujo – 学 業 成 就

Se você é do tipo de pessoa com dificuldades para aprender ou conseguir foco para estudar, o gakugyou-joujo é o talismã ideal.

Embora seja muito popular entre os estudantes japoneses, o talismã da ao portador a energia de querer receber conhecimento.

Por isso, a energia do gakugyou-joujo pode ser aplicada a qualquer forma de disciplina do conhecimento humano. Não somente no modelo escolar tradicional.

5.Koutsuanzen – 交 通 安 全

Quem já foi ao Japão e pegou um táxi pode ter notado esse omamori em algum lugar do carro ou pode ter visto algum em uma bicicleta.

Isso porque o amuleto serve para proteção no trânsito. Algumas pessoas e profissionais de transporte público pedem para personalizarem seus koutsuanzen com as placas de seus carros ou vagões que trabalham.

6.Enmusubi – 縁 結 び

O talismã do amor, assim como o amuleto do sucesso financeiro shoubaihanjou, possui diversos tipos por ser o maior sentimento conhecido pela humanidade.

Há opções para solteiros que pretendem atrair mais pessoas e se relacionar mais. E para casais de namorados que geralmente são vendidos na cor azul e rosa.

Já o enmusubi para pessoas casadas é vendido apenas uma unidade que deve ser compartilhado entre os dois.

Você pode identificar esse omamori pela cor branca e a imagem de flores.

Além disso, há também o anzan. Utilizado para garantir a segurança de crianças recém nascidas e suas mães e o kanai-anzen, omamori dedicado ao amor e os laços familiares.

7.Kaiun – 開 運

Esse talismã da sorte é para aqueles que precisam sentir-se um pouco mais seguros no dia a dia. Embora não tão popular como o yakuyoke ele é visto como um talismã de sorte.

8.Shiawase – 幸 せ

Embora todos os outros amuletos e talismãs sejam muito populares, esse é o mais utilizado pelos japoneses.

Shiawase é da felicidade. Afinal, ter sucesso material ou fechar um ambicioso negócio não garante a felicidade de ninguém.

Por isso, o shiawase é um omamori indispensável para lembrar as pessoas qual é o propósito da vida.

Cuidados

Caso você decida abrir um omamori, diga “sayonara” para se despedir das bençãos do omamori.

Apesar disso, não é comum as pessoas abrirem seus amuletos e talismãs no Japão, geralmente eles são queimados em rituais de purificação de ano novo.

Gostou do artigo? Não deixe de se inscrever em nossa Newsletter.

Fonte: Tokyo Weekender.

Share via