Tipos de escolas para dar aula de inglês no Japão

Embora a preferência das escolas japonesas por professores estrangeiros seja os de países com o inglês como língua materna, qualquer profissional qualificado pode exercer a função.

Se você pretende ir trabalhar e morar no país e é fluente, conheça os quatro principais locais de trabalho para dar aula de inglês no Japão.

Eikaiwas

Direcionada ao público adulto, são as escolas de conversação em inglês. Já foram muito populares no Japão durante a bolha econômica japonesa (1986 – 1991).

Durante esse período, os japoneses chegavam a pagar duzentos dólares a hora aula aos professores estrangeiros das eikaiwas.

Porém, durante a década perdida muitas fecharam as portas devido a crise financeira e a falta de perspectiva em trabalhar em multinacionais.

Atualmente as novas gerações estão mais abertas a aprender inglês, mas não demonstram desejo de viver em outros países.

Apesar da redução das eikaiwas, elas ainda existem e com os Jogos Olímpicos Tóquio 2020 a demanda está aumentando.

Além disso, alguns pais no Japão exigem que seus filhos estudem outro idioma, então o mercado continua existindo.

Universidades

Esssa vaga é um pouco mais difícil de conseguir. Porém, é o que paga um dos melhores salários. Para conseguir dar aulas em universidades é preciso ter um mestrado.

Mesmo com um pós doutorado poderá ser difícil conseguir uma colocação em grandes cidades. Porém, em universidades de áreas rurais, que tem dificuldade em encontrar professores estrangeiros, existem relatos de pessoas com apenas bacharel que conseguiram uma vaga.

Escolas infantis internacionais

Esse tipo de escola está ficando bem comum no Japão. Esses locais contratam profissionais estrangeiros para dar aula de inglês ou outras matérias para crianças do jardim de infância. Pode ser uma opção boa.

Leia também

Saiba como algumas escolas estão revolucionando a forma de ensinar inglês no Japão

Fatos fascinantes sobre a língua japonesa

Você sabe porque tão poucos japoneses falam inglês? Existem pelo menos três motivos

Escolas Públicas

As escolas públicas japonesas geralmente são o destino mais comum dos professores de inglês no país.

Nas redes públicas eles são os assistentes de língua inglesa. Apesar de não ser impossível, é raro que um estrangeiro assuma as aulas de inglês como professor titular.

O dia a dia é falar o que o professor pedir e conversar um pouco com os alunos e são poucas as responsabilidades.

Gostou do artigo? Inscreva-se em nossa Newsletter.

Comentários

Share via