Doce para festas: receita de mochi recheado com sorvete

Os doces japoneses são uma ótima ideia para inovar nas festas, além de serem deliciosos. No ano novo, o mochi sempre aparece e faz parte da cultura para encerrar o ano e atrair bons auspícios. Por isso, conheça uma receita de mochi recheado com sorvete.

Receita de mochi com sorvete

Rende oito unidades.

mochi com sorvete

Ingredientes

  • 50 gramas de Mochiko ou Shiratamako (farinha de arroz doce para mochi);
  • 75 gramas de açúcar;
  • 100 ml de água;
  • 1 colher de sopa de geleia de sua preferência;
  • 1 colher de sopa de mel ou 25 gramas de açúcar;
  • 100 gramas de amido de batata;
  • 300 ml de sorvete de sua preferência;
  • Formas de brigadeiro grande;

Modo de preparo

Use o sorvete de sua preferência e os molde em pequenas bolas. Depois, coloque nas formas de brigadeiro e leve ao refrigerador. Peneire a geleia e reserve, o resultado será uma pasta homogênea.

Combine a farinha de arroz para mochi e açúcar em uma tigela que possa ir ao micro-ondas. Vá colocando a água até que a massa fique lisa. Coloque a geléia e misture. Depois, acresente o mel.

Cubra a tigela com filme plástico e aqueça a mistura no micro-ondas por 2 minutos. Ajuste o tempo de acordo com a potência do seu aparelho.

Ao tirar a tigela, misture a massa, que deverá ser elástica. Depois, tampe com o plástico e coloque novamente no micro-ondas por mais 40 segundos. Misture. O ponto do mochi é quando a superfície ficar brilhante e lisa.

Em uma assadeira média com amido de batata, coloque a massa. Salpique mais amido em cima com ajuda de uma peneira.

Essa massa é delicada, portanto não precisa sovar. Portanto, dê batinhas leves sobre a massa com as mão abertas até que ela expanda por toda a assadeira e coloque na geladeira por 30 minutos.

Leia também

Wagashi: 7 doces tradicionais do Japão que você tem que provar

5 lojas de doces e sobremesas maravilhosas em Tokyo

Aprenda a fazer três receitas de doces japoneses (panqueca, cheesecake e bolo matcha)

Montagem

Divida a massa com ajuda de uma espátula em oito pedaços iguais. Pegue o quadrado e retire o excesso de amido com ajuda de um pincel dos dois lados.

Coloque a massa em um pedaço de filme plástico e depois cubra com outro pedaço. Repita o processo um a um em um prato. Cubra com outra camada de plástico e coloque na geladeira por 30 minutos a uma hora.

mochi com sorvete

Pegue o sorvete e coloque no centro da primeira massa. Pegue a massa e molde as bolinhas de mochi ainda no plástico filme.

Além disso, feche o pacotinho com ajuda de um prendedor e coloque cada um no freezer para firmar. Está pronto.

Gostou do artigo? Inscreva-se em nossa newsletter.

Share via