Ramen no Japão: conheça 10 tipos regionais para experimentar

O ramen no Japão é bem consumido, tem o status de tradicional e é delicioso. Cada região do país é especializada em um tipo diferente e são mais de 80 variações. Por isso, conheça dez estilos para experimentar.

1. Sapporo

Ramen de Sapporo

O ramen de Sapporo é a base de missô e tem vegetais e carne de porco fritos. Nas épocas mais frias, eles adicionam um fio de óleo quente para ajudar a deixar o caldinho quente. O macarrão é ondulado e feito em água alcalina mineral.

2. Tóquio

Ramen Tóquio

O estilo de Tóquio é a base de shoyu, com dashi (lascas de peixe bonito) e caldo de galinha. Os toppings variam em cada estabelecimento. Normalmente, ovo cozido, cebolinha, moyashi e vegetais variados.

3. Fukuoka

ramen de fukuoka

Em Fukuoka o tradicional é tonkotsu ramen, característico pelo caldo grosso e saboroso feito de ossos de suínos. Dependendo do restaurante, a base será mais cremosa ou não. O macarrão é um pouco mais fino e o ponto ideal é al dente.

4. Nagoya

ramen de Nagoya

Em Nagoya o estilo do ramen é tailandês. Tudo por conta do caldo apimentado e carne moída. A combinação fica boa e quem suporta temperos mais picantes vai adorar. De acompanhamento é servido asa de frango no molho picante e gyoza.

5. Okinawa

Ramen de Okinawa

A diferença fica por conta do macarrão do tipo udon e mais grosso. Ele é produzido na região e você vai encontrar ele como soba. É servido com carne de costela desossado de porco, katusoboshi (flocos de peixe) e shoga (gengibre em conserva).

6. Hakodate

ramen de Hakodate

O ramen de Hakodate tem frutos do mar de topping e o caldo é de porco. A mistura fica bem interessante e os frutos do mar pegam bem o sabor do caldo.

7. Kagoshima

ramen de kagoshima

O caldo é feito de ossos de porco e tem vegetais, frango, sardinha, carne suína e shiitake. O macarrão é macio e o caldo saboroso.

8. Wakayama

Ramen de Wakayama

O ramen de Wakayama é feito com caldo tonkotsu-shoyu. A mistura dos dois é comum nessa região e ao oeste do Japão. O macarrão é fino e firme. Os topping incluem naruto, ovo marinado no shoyu, carne de porco e muita cebolinha.

9. Nagasaki

champon Nagasaki

O champon não é bem um ramen, mas a preparação e apresentação são parecidas. Tem ovos cortados em lascas bem fininhas e o macarrão é feito direto no caldo, com vegetais, carne e frutos do mar.

10. Kitakata

ramen Kitakata

O macarrão é bem fino e o caldo é a base de shoyu com osso de porco e niboshi (sardinha desidratada). Fica uma delícia e o diferencial fica por conta da massa. O preparo é longo e a maturação confere aspecto firme e de textura única. A água usada do monte Iide é outro segredo desse ramen.

Gostou do artigo? Increva-se em nossa Newsletter e compartilhe!

Share via