Como montar um kit de sobrevivência contra desastres

Ter um kit de emergência é muito útil para muitas situações e no Japão existe toda uma cultura envolvendo esse tipo de coisa.

Afinal, o país já enfrentou tsunamis, terremotos, tufões e mais fenômenos da natureza. Por isso, confira os itens essenciais para montar um.

A especialista em desastres naturais Sarah Ono contou a BBC que tem três sacolas de emergência prontos para uso colocados em pontos estratégicos.

Eles devem ter suprimentos suficientes para no mínimo três dias e é chamado de kit 72 horas.

Toalhas umedecidas

Esse tipo de toalha é muito útil em casos que seja preciso economizar água ou tenha acesso a uma quantidade limitada. Boa para banhos e limpeza rápida e essencial na higiene pessoal.

Tecidos anti-fogo e térmicos

Tecido Mylar 600 d

Ter sacolas que sejam a prova de fogo ou que aguentem temperaturas elevadas é importante. O tecido mylar 600D é uma opção, que também pode ser usado como cobertor. Por refletir a luz, pode ser usado para manter a temperatura de alimentos também.

Cordas

Uma corda resistente pode ser essencial para rebocar carros, ajudar em fugas, organizar as coisas, etc.

Kit médico

Esse tipo de kit é comumente vendido em lojas de 100 ienes e farmácias do Japão. Contendo tesoura, bandagens, água oxigenada, linhas e agulhas.

Comidas e bebidas

comida congelada pronta

O recomendado é incluir no kit comidas prontas e água para três dias no mínimo. O Japão tem algumas opções congeladas e comidas instantâneas que precisam adicionar apenas água.

Comidas preparadas a vapor e embaladas a vácuo são uma ótima opção para ter nesses kits. A conta é ter 4 litros de água por pessoa ao dia para beber, cozinhar e limpar.

Luvas

Luvas japonesas

As luvas japonesas costumam ser úteis, pois protegem a mão e permitem a pele transpirar, pois as tramas são de algodão reforçado. Pode ser útil para retirar detritos ou não cortar a mão em vidro quebrado.

Sacos de dormir

Sacos de dormir ou colchonetes portáteis são incluídos, já que se um tsunami ou terremoto acontecer, não seria possível ficar em casa.

Purificador de água

Pastilhas purificadoras de água são fáceis de encontrar no Japão e não ocupam espaço na mochila. Àgua sanitária também serve para limpar a água e uma pequena garrafa (200 ml) é necessário.

Leia também

Saiba como reagir em caso de terremoto no Japão

Yuurei: por quais motivos os japoneses tem tanto medo desses fantasmas

Itens de viagem essenciais para comprar nas lojas Daiso por 100 ienes

Comunicação

Ter um rádio ou walt-talkie a disposição é um dos itens essenciais, já que em casos de desastre a primeira coisa a cair é o serviço de telefone e internet.

Baterias e carregadores portáteis

Ter baterias extras para lanternas e rádios, além de carregadores que possam ser compartilhados por aquecedores e outros equipamentos eletrônicos.

Itens variados

Abridores de lata, lanternas, máscara protetora, canivetes, passaporte e dinheiro separado, mapa de áreas da cidade, remédios, capacete protetor.

É recomendado andar sempre com fotos atuais de pessoas próximas caso se perca ou ocorra um desaparecimento também.

Tem gente que personaliza os lits e incluem mais itens se tiver crianças e animais de estimação também, com fraldas, comida e remédios.

Gostou do artigo? Inscreva-se em nossa newsletter.

Fontes: BBC, Disaster Reduction and Human Renovation Institution, Red Cross.

Comentários

Share via