Yureei: por quais motivos os japoneses tem tanto medo destes fantasmas

No Japão, yureei são temidos e levados a sério na cultura japonesa. Esse tipo está presente no imaginário e em relatos de pessoas que viram algum tipo de fantasma no país.

Yureei

O yureei é um fantasma de uma pessoa que morreu em desgosto ou de forma violenta e sua alma não passou pelo Sanzunokawa também conhecido como rio Sanzu no Kawa.

No budismo, os mortos devem atravessar pelo rio Sanzu localizado no Monte Osore, uma região isolada de Aomori.

O Sanzu significa as três torturas do inferno e são divididas entre fogo (kazu), espada (toozu) e sangue (kechizu).

Quando alguém morre, sua alma deve passar pelo rio e passar pelos juízes do inferno. Após chegar até a outra ponta com as moedas que são colocadas no funeral para serem usadas pela alma no sétimo dia.

Julgamento

Se a alma for incocente e balancear o mal e o bem a correntenza será fácil, caso haja culpa ou a alma tenha feito ações ruins, pode cair no rio cheio de serpentes demoníacas asquerosas.

Essas serpentes irão arrancar as roupas e pendurá-las em uma árvore para medir a culpa da alma.

Por isso, muitos espíritos que se sentem culpados e estão cegas pela vida material acabam ficando em uma dimensão de dor e sofrimento constantes.

Além disso, existem diferentes tipos de yuurei que podem mudar de acordo com a morte, algumas vezes aterrorizando e se alimentando do medo ou buscando vingança.

Geralmente, o yureei se veste de branco, mostrando que recebeu um funeral apropriado e flutua no ar.

Os espíritos que buscam vingança (goryoo) são aqueles que causam terremotos, tsunamis, fome, guerra e doenças.

Leia também

Conheça as lendas urbanas japonesas que inspiraram filmes de terror assustadores

10 filmes japoneses de terror para assistir se tiver coragem

Uma história digan de Hollywood: o tesouro do general Yamashita

Também existem aqueles que habitam o mar (funayurei) que capturam navios. Já os espíritos de mães (kosudate-yuurei), suplicam para receber oferendas em forma de brinquedos e doces para dar a seus filhos vivos.

As almas mais vis (rekon) habitam um reino não humano que não é o inferno ou céu. Além disso, os budistas que foram gananciosos podem acabar sedentos por carne humana ao morrerem. Além desses existem muitos outros.

Já que o budismo coexiste com o shinto, os japoneses seguem as tradições e acreditam nos yuurei e no rio Sanzu, por isso existe medo e respeito.

Gostou do artigo? Inscreva-se em nossa newsletter.

Share via