Hatsuyume: descobrindo a sorte pelo primeiro sonho do ano novo

Quando o assunto é tradição do Japão, os temas parecem ser infinitos. No post de hoje você conhecerá uma curiosa tradição de ano novo chamada Hatsuyume.

É traduzido literalmente como ‘o primeiro sonho do ano novo’. De acordo com a tradição, o que você sonhar entre o dia primeiro e segundo de janeiro dirá sobre a sorte do ano, mas não qualquer sonho.

Além disso, embora os atuais calendários japoneses apontem o dia 2 de janeiro como uma data comum, no passado a data era conhecida em todo o Japão como hatsuyume.

O mundo dos sonhos e a sorte do ano novo

Não há um registro que aponte quando exatamente surgiu a tradição do primeiro sonho do ano novo no Japão, mas sabe-se que foi nos primeiros anos da era Edo.

Já os principais símbolos dos sonhos para interpretar a sorte do ano se tornaram famosos por serem os preferidos do primeiro shogun do Japão, Tokugawa Ieyasu.

Conhecidos como Ichi Fuji, Ni Taka, San Nasubi (1 Fuji, 2 falcão, 3 beringela), são os principais e mais populares entre os japoneses. Portanto, você precisará sonhar com qualquer um deles para saber a sorte.

Ainda que existam mais três outros, Yon Sen, Go Tabako, Roku Zato (4 leque, 5 tabaco, 6 acupunturista cego), eles são normalmente deixados de lado.

Por isso, focaremos nos três símbolos mais importante para os japoneses no século XXI.

Uma curiosidade: no passado, os japoneses passavam acordados do dia 31 até a noite do dia primeiro para realizarem a tradição.

Monte Fuji

É considerado entre os japoneses como o sonho mais auspicioso, afinal, além de ser o ponto mais alto do Japão, também é considerado como um local sagrado pelo shinto e história do Japão.

Quem sonha com o sagrado Monte Fuji estará nas alturas e terá a possibilidade de realizar grandes conquistas pessoais. A palavra Fuji soa parecido com fushi, ou seja, imortalidade.

Falcão

O Falcão é um ser cheio de mistério, simbologia e significados dos mais variados de acordo com cada cultura.

Porém, muitos pontos se encontram. É um ser com a capacidade de se elevar e também representa a força.

Além da sua inteligência aguçada, sonhar com o falcão pode significar o avanço sobre o mundo (algo muito subjetivo e amplo).

Leia também

Conheça 7 tradições japonesas para o ano novo

Mitologia japonesa: os guardiões dos quatros pontos cardeais do Japão

Inoshishi: 2019 será o ano do Javali no horóscopo japonês

Beringela

Ok, você deve estar pensando que depois do Monte Fuji e do falcão, o que exatamente uma beringela tem haver com um símbolo auspicioso ou de sorte.

Bom, quando se observa a história do Japão, um arquipélago com espaço limitado, certos tipos de alimentos eram consumidos apenas pelas pessoas mais ricas.

Entre esses alimentos está a beringela. Houve um tempo que o legume era consumido apenas pela aristocracia japonesa.

Além disso, a palavra nasu (comumente utilizada para referir-se a beringela), também significa realeza, ou seja, a possibilidade de ascensão social.

Naturalmente que nada acontecerá de mão beijada, assim como na astrologia, esses sinais indicam uma inclinação para determinado tipo de energia específica. 

Gosto do artigo? Não deixe de se inscrever em nossa newsletter.

Comentários

Share via