Conheça 7 tradições japonesas para o ano novo

Ao contrário do natal, a chegada do ano tem muita importância no Japão. Por isso, conheça sete tradições japonesas importantes e interessantes.

1. Osechi

Osechi

É a comida tradicional do ano novo. O bento osechi é especial e varia de um local para o outro. Cada prato deverá representar símbolos e desejos para o novo ano. Portanto, cada alimento possui um significado e eles devem ser escolhidos criteriosamente.

2. Mochi

Mochi Ano Novo

O mochi é tradicionalmente consumido no início de janeiro e também faz parte dos alimentos que trazem boa sorte. Faz parte de decorações com o kagami mochi.

Mochi Japão decoração ano novo

3. Sinos

Meia noite do ano novo, cada templo budista irá tocar o sino 108 vezes. Tudo para compensar os 108 pecados humanos e poder iniciar um ano novo sem culpa.

4. Cartões de ano novo

cartão ano novo

No ano novo é esperado dar ou receber cartões especiais com o animal símbolo do ano que vira. Em 2019, o inoshishi (javali) é o símbolo.

5. Otoshidama

otoshidama

Dar dinheiro para as crianças é tradição em algumas famílias. A quantia deve ser de 10,000 ienes e deve ser colocado em um envelope especial pochikuburo.

Leia também

Envelopes com dinheiro: uma questão de costume e etiqueta

Omiyage no Japão: mais do que souvenir e lembrancinha

Kakeibo: aprenda a economizar dinheiro no estilo japonês

6. Jogos

jogos ano novo

Existem muitos jogos tradicionais do ano novo, tanto para adultos e crianças. Alguns mais fHanetsuki (peteca com tábua), takoage (pipa), koma (tipo de pião), sugoroku (jogo de tabuleiro), karuta (jogo de cartas), fukuwarai (jogo de adivinhação) e mais.

7. Kohaku Uta Gossen

Kohaku Uta Gassen

A competição musical termina a meia noite do ano novo. Músicos populares competem em times separados pelas cores vermelho (mulheres) e branco (homens). O vencedor é escolhido pela audiência em votação aberta e conta com um painel de juízes para ajudar.

Gostou do artigo? Inscreva-se em nossa newsletter.

Share via