fbpx

8 formas de preparar unagi e anago (enguia)

A enguia é um peixe usado na culinária japonesa há séculos no Japão e existem inúmeros formas de prepará-lo.

Além disso, existem dois tipos de enguia, o unagi (água fresca e doce) e anagi (água salgada), além da forma congelada (hamo).

A carne é macia e saborosa e é um peixe sazonal de maio a outubro, considerado uma comida boa para o verão e dias mais quentes. Confira 8 formas deliciosas de prepara essa iguaria.

1. Unagi no Kabayaki

Unagi no Kabayaki

Esse estilo é cozido e o peixe é cortado em postas sem espinhas, amanteigado, grelhado e colocado em espetos regado ao molho tarê.

Esse é a forma mais tradicional de comer unagi conferindo um sabor delicioso, de textura macia e casquinha crocante por fora.

2. Shirayaki

Shirayaki

Esse estilo pode ser feito com o unagi e o anago. A preparação é parecida com o de Kabayaki, nesse caso ele é assado apenas com sal deixando o sabor do peixe mais natural. Perfeito para quem não gosta do sabor adocicado do molho tarê. É ótimo para servir em churrascos.

3. Hitsumabushi

Hitsumabushi

Esse estilo é típico de Nagoya considerado uma especialidade local, ainda assim é popular em outras regiões.

A enguia é cortada em postas, grelhada por inteiro e dividido em quatro porções. A primeira é servida com arroz em uma tigela. A outra é consumida com wasabi, cebolinha e nori.

A terceira porção com os mesmos condimentos da segunda opção, mas com adição de chá verde que pode ser regado no peixe, no estilo ochazukê.

A quarta porção é consumida no estilo que mais tiver agradado ao paladar. Essa forma de consumo é da Era Meiji.

4. Nigiri

Nigiri Unagi

O sushi de enguia é a forma mais popular e muito consumida no Japão e o tipo unagi e anagi combinam bem. O peixe deve ser grelhado e regado com molho tarê e servido no bolinho de arroz.

5. Hone Senbei

Hone Senbei

Esse é um aperitivo otsumami ideal para comer junto com cerveja no Japão. Os ossos da enguia são fritos e fica uma delícia. O sabor levemente salgado e crocante pode ser viciante.

6. Umaki

Umaki

O umaki é o estilo em que a enguia serve de recheio do tamagoyaki (omelete japonês).

O resultado é uma textura macia e saborosa, pois a junção dos dois é espetacular. O tamagoyaki pode ser cozido com dashi deixando o sabor ainda mais incrível.

Leia também

7 sabores de furikake para deixar seu arroz especialmente saboroso

Japoneses revelam quais são seus peixes favoritos

5 tipos de onigiri nada básicos para se deliciar no Japão

7. Kimoyaki

Kimoyaki

O espetinho de fígado de enguia grelhado é muito apreciado também. Usando carvão no melhor estilo churrasquinho é servido com molho tarê e pimenta seca salpicada.

Também é considerado um otsumami (aperitivo para bebidas alcóolicas), além de ser bem nutritivo. O segredo é deixar grelhando bastante.

8. Kimosui

Kimosui

A sopa de enguia é feita com fígado de unagi ou anagi em caldo dashi, mirin, shoyu e mitsuba. Geralmente, é servido com unagi grelhado no arroz para deixar a refeição completa.

Não deixe de se inscrever em nossa newsletter ou receber conteúdos pelo messenger.

Comentários

Share via