Turismo no Japão: 3 costumes de visitantes que os japoneses detestam

O turismo no Japão só cresce. Além disso, as Olimpíadas de Tóquio 2020 trarão ainda mais estrangeiros na capital e nas cidades.

Quando turistas estrangeiros chegam no Japão, muitos possuem costumes que os japoneses acham irritantes e abominam veemente.

Embora muitos se emocionem ao chegarem em terras nipônicas, isso não é desculpa para certos tipos de comportamentos altamente desrespeitosos no Japão ou em qualquer lugar do mundo.

Esses comportamentos estão deixando muitos japoneses preocupados.

Para ilustrar esse hábitos, o programa de TV ZawaTsuku (ザワつく) realizou uma edição dedicada aos atos que turistas estrangeiros cometem e que os japoneses literalmente odeiam profundamente.

Apesar do tom de humor dado pelo programa, a edição também teve um apelo para que os turistas que visitam o país parem de fazer essas coisas.

Confira os três principais tópicos levantados pelo programa.

1. Fotos nos trilhos de Enoshima

Selfie em Enoshima
Fotos em Enoshima

O famoso mangá dos anos 90, Slam Dunk, conta a história de um time de basquete de uma escola japonesa.

Por causa do sucesso mundial que Slam Dunk teve, turistas do mundo inteiro (em especial os amantes da cultura J-Pop) literalmente param o trânsito para tirarem uma foto parecida com uma cena do mangá.

A cena em questão acontece em um cruzamento entre as estações Fujisawa e Kamakura que muitas vezes fica lotado de estrangeiros.

Atrapalham o trânsito

Além disso, emocionados com a possibilidade de recriarem a cena do famoso anime, não percebem o quão inconveniente estão sendo com a população da região. Em diversas ocasiões travando o trânsito.

Embora não seja o caso mais detestável, com certeza, é algo que os japoneses detestam em turistas estrangeiros.

2. Assédio as Maikos

Maiko
Maiko

Já falamos aqui no Coisas do Japão sobre as geishas no Japão, para saber mais, leia e entenda o papel delas dentro da sociedade japonesa.

Maiko são jovens garotas aprendizes de geisha e elas são intelectualmente muito acima da média.

Mas infelizmente muitos turistas possuem uma visão caricata e pejorativa dessas incríveis artistas japonesas.

Fotografam sem pedir

Para além, existe um grande assédio em relação a essas aprendizes. Muitos turistas as fotografam sem ao menos pedir.

Para quem não sabe isso é crime no Japão e os japoneses não gostam de serem fotografados sem autorização. Uma coisa é direcionar a câmera para objetos e locais, outra para pessoas.

Seguem e faltam com respeito

Além disso, em casos mais extremos, existem turistas que seguem as gueishas até suas casas e as tratam como uma garota de programa dizendo cantadas.

Normalmente isso acontece em Kyoto, o “lar” das geishas no Japão, mas existem por todo país.

Por isso, esse tipo de atitude é algo que os japoneses odeiam profundamente em turistas do mundo inteiro. Afinal, diferente do imaginário comum, essas são literalmente mulheres de família.

3. Shirakawa-go e os turistas sem noção

Shirakawa go
Shirakawa-go

A belíssima e preservada vila de Shirakawa-go, além de manter a tradição japonesa, é reconhecida pela UNESCO como um patrimônio da humanidade.

Por causa de sua beleza única, estar localizada nos alpes japoneses e ter recebido esse reconhecimento da UNESCO, a pequena vila de fazendeiros passou a receber muitos turistas.

Porém, aparentemente muitos deles se esquecem completamente que as propriedades de lá pertencem a pessoas normais que vivem ali.

Abrem casas sem pedir autorização

Além da sujeira gerada pelos incômodos visitantes, existem turistas que simplesmente saem abrindo a porta das casas e fotografando como se estivessem em um local público.

Por causa desses turistas sem noção alguma de respeito, boas maneiras e senso de convivência humana, para visitar a vila de Shirakawa-go é necessário fazer uma reserva antecipada.

A medida entrou em vigor no começo de 2019 e provavelmente não deverá ser revogada.

Por causa de alguns turistas estrangeiros que não tem qualquer sensibilidade sobre o lugar onde estão, todos ficam mal vistos no Japão.

Leia também

Conheça os erros mais comuns que os estrangeiros cometem no Japão

Quais são as reclamações mais comuns de estrangeiros no Japão

Número de estrangeiros no Japão bate recorde

Tomara que no futuro as pessoas tomem consciência do respeito ao próximo tanto em seus países de origem, quanto nos locais que eventualmente visitarão.

Gostou do artigo? Não deixe de se inscrever em nossa newsletter e compartilhe!

Comentários

Share via