Aprenda a fazer o delicioso biscoito de arroz senbei

Crocante e delicioso, o biscoito de arroz senbei é um dos snacks típicos do Japão. Pouco conhecido pelo público em geral até uma grande marca lançar uma variedade de senbei, há tempos a comunidade se delicia com esse petisco.

Originalmente, o senbei importado da China era feito com batatas e não era crocante. A partir do período Edo, o arroz virou ingrediente principal e a receita adaptada para ter um gostinho mais salgado e de textura crocante.

No Japão, cada região tem uma receita tradicional de senbei e no mercado tem uma variedade incrível para escolher. Uns menos crocantes, outros com nori, apimentados, adocicados, etc. Uns são mais simples e outros elaborados.

Existe uma classificação para cada tipo de senbei no Japão. A receita de biscoito de senbei de hoje é a Surimi, de peixe.

O surimi (kani-kama) pode ser econtrado pronto em lojas especializadas e se tiver uma dieta restritiva é só não acrescentar esse ingrediente.

Pode usar kamaboko também se não achar o surimi.

Receita de senbei

Ingredientes

60 gramas de farinha de arroz;

6 bastões de surimi;

2 colheres de sopa de óleo de gergelim;

2 colheres de sopa de leite;

1 colher de sopa de nori picado;

Modo de preparo

Desfie o kani-kama e aproveite para pré-aquecer o forno em 200 graus celcius. Em uma tigela, misture a farinha de arroz, leite, óleo e nori. Acrescente o surimi desfiado até formar uma massa homogênea.

Coloque a massa em papel manteiga até formar uma pasta uniforme e deixe na espessura que desejar.

Corte em retângulos ou use um copo e faça formatos arredondados. Aproveite a massa toda fazendo diferentes formatos de senbei. Decore com mais nori se quiser.

Coloque os biscoitos de 18 a 20 minutos no forno. Porém, esse tempo dependerá de cada forno. Vá observando e se gosta deles mais queimados, deixe um pouco mais.

Leia também

Conheça doces japoneses recomendados para acompanhar o chá verde ou matcha

Yakiniku: restaurantes perto de metrôs que servem o churrasquinho japonês

5 snacks encontrados nas konbinis para experimentar no Japão

Está pronto! A partir dessa receita básica você pode acrescentar mais ingredientes. Tem gente que coloca furikake na massa ou gergelim, por exemplo.

Pode acrescentar shoyu, pimenta vermelha ou fazer uma versão doce com açúcar granulado.

*Imagem principal meramente ilustrativa*

Compartilhe! Clique aqui e receba nosso conteúdo exclusivo pelo Facebook Messenger.

Comentários

Share via