Tokyo: uma perspectiva da capital japonesa no final do século XIX e início do século XX

Faltam menos de 500 dias para o início dos Jogos Olímpicos de 2020 e a capital japonesa continua seus preparativos para receber as delegações e estrangeiros para o evento.

Tokyo não é apenas a maior cidade do mundo (2.118 km²), é também o coração financeiro do Japão. Além disso, a melhor infraestrutura do mundo e lar de uma cultura cosmopolitana e tradicional ao mesmo tempo.

De acordo com Monocle, veículo midiático econômico de alcance e respeito global, Tokyo é considerado como um dos melhores lugares para viver no que diz respeito a qualidade.

Porém quem vê a capital japonesa tal como ela é hoje, nem sempre está ciente de como ela já foi diferente e em um espaço de tempo relativamente curto em termos históricos.

Décadade de 90: a vida em Tokyo próximo da virada do século XIX

A Era Meiji começou oficialmente em 25 de janeiro de 1868. Durante esse período o Japão se tornou a maior economia da Ásia.

Avanços

Esse boom econômico foi possível graças a um projeto muito bem desenvolvido para uma reforma agrária no país. Um rápido processo de industrialização e unidade nacional.

Mas a década de 90 do século XIX foi particularmente importante para história japonesa. Em 1891 a primeira usina hidroelétrica do país, a Keage Power Station, foi inaugurada para uso comercial.

Tal avanço situado no lago Biwa foi capaz de gerar 1760 kW e recebeu o cobiçado prêmio estadunidense Milestone.

Não obstante, a usina da Keage permitiu a operabilidade da primeira linha férrea movida a eletricidade no país além de impulsionar empresas locais a modernização.

Atualmente a Keage Power Station é administrada pela Kanasai Eletric Power Co. e após a abertura de um segundo canal em 1936, a usina pode gerar até 5700 kW, mas opera apenas com 4500 kW.

Apesar de todos esses avanços, você tem alguma ideia de como era a vida urbana de Tokyo durante esse período? Confira abaixo um breve registro da vida em Tokyo no ano de 1987.

Leia também

Como a cidade de Tóquio consegue ser tão organizada com uma população tão grande? 

Descubra o que o Japão mostrará nas Olimpíadas de Tóquio 2020 

Shibata é bairro retrô de Tóquio 

Um novo século, um novo Japão

O começo do século XX não foi um mar de rosas para o Japão. Uma severa crise econômica assolava o país e os conflitos diplomáticos com o Império da Rússia se tornaram uma grande ameaça a terra do Sol Nascente.

Disputas

Além disso, esse conflito com a Rússia se deu pela disputa do controle da Manchúria, China e portos coreanos, mas quando se tornou um confronto militar a situação mudou.

Afinal, se o país não é afetado diretamente no confronto. Isto é, batalhas e bombardeios em suas cidades, a guerra é uma excelente forma de alavancar a economia de um país.

Nichi-Senso

A guerra Russo-Japonesa, ou Nichi-Senso (日露戦争) eclodiu em fevereiro e chegou ao final apenas em 5 de setembro de 1905 com a vitória dos japoneses a um custo de mais de 150 mil vidas humanas (contabilizadas).

Mesmo em franca desvantagem contra as forças militares do Czar, o Japão foi capaz de alcançar a vitória graças a habilidade dos oficiais da marinha imperial em desenvolverem estratégias eficientes contra as pesadas embarcações russas.

Porém, vale ressaltar que o fator decisivo para a vitória japonesa não foi sua campanha militar. E sim as revoltas internas na Rússia.

De qualquer forma, o Japão triunfou com a competência e também com a sorte e isso alavancou a economia japonesa.

No demais, é igualmente importante ressaltar que a aliança com a Itália e Alemanha durante a segunda guerra mundial só foi possível, pois a população japonesa se lembrava dos frutos da guerra Russa-Japonesa.

Porém, a nação japonesa não vivenciou os horrores daquele conflito para discernir o que era um ataque de artilharia ou um bombardeiro em suas cidades.

Além disso, na segunda década de do século XX, entre os anos de 1913 e 1915, a capital japonesa florescia e Tokyo se modernizava cada vez mais.

Porém o amor a nação, as tradições, costumes e a devoção ao imperador continuavam inabaláveis. Confira um pouco da vida urbana de Tokyo entre 1913 e 1915.

Portanto, Tokyo é uma cidade sem paralelo no mundo, durante todos os períodos de sua existência. Quem já teve a oportunidade de caminhar pelas ruas da capital japonesa sabe seu valor e sua grandeza.

Compartilhe! Clique aqui e receba nosso conteúdo exclusivo pelo Facebook Messenger.

*Imagem principal é um retrato da estação de Tokyo na Era Meiji.

Comentários

Share via