Entenda um pouco da cultura e adoração ao J-pop

A cultura J-Pop surgiu com força nas décadas de 80 e 90. Junto vieram os ídolos japoneses. Desde que surgiram, eles continuam com uma legião de fãs fiéis a cada lançamento. Saiba mais.

Padrão

J-pop AKB48
AKB48

Primeiro, eles precisam ser bonitos, simpáticos, carismáticos e desejáveis para o público. São o estereótipo de homem ou mulher perfeita dentro dos padrões estéticos dos japoneses.

J-pop Saindaime J Soul Brothers
Saindaime J Soul Brothers

Indústria do entretenimento

A indústria do entretenimento sabe perfeitamente como cativar seu público. As agências de talentos preparam jovens para serem grandes estrelas.

Talvez, a mais conhecida no Japão seja a agência Johnny & Associates. Grupos como SMAP, Arashi, Kanji Eight, e Tokio são produzidos e gerenciados.

J-pop Arashi
Arashi

Além dos grupos musicais, existem também os artistas solo que também possuem uma legião de fãs por todo Japão.

A estratégia das agências é ser capaz de dialogar com todos os tipos de fãs diferentes. Por exemplo, nem todo artista sabe dançar.

Por mais que isso não pareça lá muita coisa, a intenção é fazer com que pessoas que não saibam dançar se identifiquem mais.

Ou seja, tudo é perfeitamente estudado para potencializar a visibilidade do artista ou do grupo e com isso maximizar as vendas em um mercado bilionário. Para ter ideia, o Japão lucrou U$ 2,627 bilhões em 2018.

13,9% desse total é de publicidade, 37,1% de vendas de álbuns, 43,3% de shows ao vivo e 5,6% de outros produtos.

Exposição midiática

Se você vive no Japão ou acompanha os canais de TV japonesa, perceberá que a maioria das propagandas e comerciais tem a participação de ídolos japoneses.

Além disso, muitos grupos possuem programas ou reality shows nos canais. Também é muito comum a participação desses artistas em outros programas e talk shows do Japão.

J-pop

Os artistas também se apresentam na televisão e essa visibilidade constante os tornam fenômenos dentro da sociedade japonesa.

J-pop fãs

Quem nasceu no Japão durante a era J-Pop, cresceu vendo e ouvindo seus ídolos e isso segue para uma vida inteira.

Assim como o recente retorno comemorativo da dupla Sandy e Júnior no Brasil levou uma legião de fãs de todas as idades a loucura, o mesmo acontece por lá. Porém, no Japão a exposição é muito maior.

Para se ter uma ideia do tamanho da força desses ídolos, quando o grupo SMAP anunciou sua separação, os programas de televisão interromperam sua programação para noticiar o fato.

SMAP J-pop
SMAP

Além dos canais de televisão, jornais e revistas de todo país terem feito editoriais inteiros dedicados a separação do grupo.

Leia também

Rola Harsh: caso polêmico reafirma lado negro do entretenimento no Japão 

Ranking Coisas do Japão: As 10 canções japonesas mais belas 

4 fatos muito estranhos sobre o J-pop que você não conhecia 

A devoção do público

J-pop

Embora muitos acreditam que a maior parte dos fãs sejam do sexo feminino, há um exército de homens apaixonados também.

J-pop

Apesar de muitos fãs fantasiarem um relacionamento com algum membro de grupos de J-Pop, muitos se inspiram na forma de se comportar, falar e vestir.

Com uma exposição midiática tão forte, grande parcela dos japoneses acabam admirando, apreciando ou consumindo algum produto de algum grupo ou cantor/a.

Compartilhe! Clique aqui e receba nosso conteúdo exclusivo pelo Facebook Messenger.

Comentários

Share via