Era Reiwa: como o nome da nova era do Japão foi escolhido

Dia 01 de abril foi divulgado o nome da nova era do Japão que marcará a abdicação do Heika Akihito e a ascenção de Naruhito ao trono crisântemo.

O nome escolhido foi Reiwa e foi transmitido ao vivo pela televisão por Yoshihide Suga para todos os japoneses que esperavam ansiosos.

Era Reiwa

Nova era do Japão – Reiwa

Era Reiwa

Dois caracteres de kanji (gengo) são simbólicos e representam o que o reinado de Naruhito significará. Esse nome aparecerá em documentos oficiais, calendários, moedas, em jornais e será assunto no Japão daqui para frente.

Reiwa

Além disso, empresas já se preparam para incorporar o nome em seus sistemas também a partir do momento em que Naruhito ascender ao trono em 01 de maio de 2019.

Reiwa levará esperança para o povo japonês nessa nova era que está por vir.

Reiwa é formado por dois kanjis, Rei (ordem, decreto) e Wa (paz, harmonia) em suas traduções não literais, juntas significam um novo conceito.

Tirado do Man’yoshu, da poesia antiga japonesa, é atípico para um gengo que tem origem chinesa. Suga declarou que seu desejo era que este nome fosse bem aceito pela sociedade japonesa e que levasse significado em suas vidas.

Como o nome foi escolhido

O secretário chefe do cabinete (Yoshihide Suga) juntamente a líderes do parlamento, representantes e acadêmicos discutiram as possibilidades.

Ao todo, nove membros ficaram responsáveis. Entre eles Sadayuki Sakakibara do Japan Business Federation, Mariko Hayashi escritora premiada, Shinya Yamanaka vencedor do prêmio nobel de 2012 e mais. Cada um selecionou de duas a cinco opções para serem escolhidos.

As últimas quatro eras tiveram nomes como Heisei, Showa, Taisho e Meiji. A era Heisei teve início em 1989 depois da morte do Imperador Hirohito e significava a busca pela paz na ascenção ao trono crisântemo de Akihito.

Yoshihide Suga foi o responsável por dar a palavra final com conselho de Yusuke Yokobate, diretor geral do cabinete. A família Imperial não participou da escolha.

Todo o processo foi feito em sala fechada sem aparelhos eletrônicos para que o nome não vazasse antes da hora. O segredo foi mantido até o final com sucesso e muito se especulava. A maioria acreditava que o gengo seria o Taika.

Leia também

Príncipe Naruhito se prepara para ascender ao trono crisântemo em maio

2018 – o último ano da era Heisei e seu legado

Conheça Naruhito, o príncipe herdeiro e próximo Imperador do Japão

Gengo

Apesar de seu declínio, muitos japoneses usam o gengo ainda. Em 1975 a taxa chegava a 82%. Atualmente, um terço dos japoneses o usam, segundo pesquisa do periódico Manichi.

Esse sistema de nomes começou na China a 2,000 anos e o primeiro gengo japonês foi o Taika no século 7 e uma de suas interpretações é liderar o povo com virtudes. Desde então, já foram escolhidos 247 gengos que marcaram eras.

Atualmente, as eras são escolhidas de acordo com a ascenção do Imperador ao trono crisântemo. Além disso,  marcam novos rumos no Japão.

Há 150 anos eles mudavam mais e não apenas com a ascenção de um novo Heika. Por isso tem tantos. Eles era alterados em épocas de desastres naturais e em outras ocasiões marcantes.

Compartilhe! Clique aqui e receba nosso conteúdo exclusivo pelo Facebook Messenger.

Comentários

Share via