Inemuri: motivos que fazem dormir em público ser bem aceito

Um dos hábitos que mais causam estranhamento em outras culturas é o ato de dormir em público no Japão (Inemuri). Saiba mais.

Dormir em público no Japão

Inemuri

Existem fotos espalhadas pela internet e relatos de pessoas que moraram ou estavam de passagem pelo país de japoneses dormindo em trens, em bancos de praças e outros locais.

Cultura da soneca

A cultura da soneca é bem aceita por conta do ritmo acelerado dos japoneses. Cargas horárias de mais de 8 horas diárias são comuns. Muitos fazem hora extra por conta da cultura do trabalho no Japão.

Dificilmente um salaryman sai na hora, é comum ir para casa apenas depois das 21hs e além disso atrasos no dia seguinte não são tolerados.

No transporte público

É comum que os japoneses durmam sentados nos assentos ou até em pé. Eles costumam trabalhar muito e cair no sono e tirar um descanso no metrô ou trem acaba sendo bem aceito.

Esse é um dos momentos considerados mais propícios para uma soneca e tentar revitalizar um pouco da energia.

Estar cansado por conta de doenças ou exaustão pelas responsabilidades familiares também são motivos e fazem parte da cultura da soneca.

Na escola

O ritmo escolar é bem puxado no Japão. Existe uma grande expectativa para que os jovens consigam entrar na faculdade, passarem nos exames e serem efetivados em um emprego bom.

Por isso, eles estudam muito não apenas no período em que estão na escola. Além disso, atividades extra curriculares são comuns também e bem frequentadas. Portanto, dormir em público é um dos poucos momentos para descansar.

Na rua

Dormir na rua pode ter motivos que ultrapassam o cansaço pelo trabalho e estudo. Ainda assim é comum ver taxistas dormindo em seus carros ou pessoas deitadas em bancos de praças na hora do almoço.

Além disso, pode ser explicado pela cultura da bebida no Japão. Isso acontece principalmente em época de festas em que os japoneses bebem sem limites em bonenkai para festejar o trabalho duro do ano todo.

É uma forma de extrapolar, por isso é comum ver salarymans caídos e em sono profundo.

Leia também

Por dentro do hábitos de tirar cochilos dos taxistas japoneses

Morte por trabalho excessivo é conhecido como karoshi

Beber até cair: por dentro das festas bonenkai do Japão

Inemuri

Esse termo é a representação da soneca consciente. É diferente de dormir e um ato de escolha. Cair no sono não é considerado inemuri, pois a pessoa deve escolher tirar uma soneca e ao mesmo tempo estar atenta para não perder a estação para descer ou atrapalhar os outros, por exemplo.

Começou na época do boom econômico em que os japoneses passaram a ser muito atarefados. O fato do país ser seguro também influenciou já que dormir em público não é perigoso.

Compartilhe! Clique aqui e receba nosso conteúdo exclusivo pelo Facebook Messenger.

Comentários

Share via