Beber até cair: por dentro das festas bonenkai do Japão

Bonenkai é a festa de firma do Japão realizada em dezembro. O conceito é parecido com o que temos no Brasil, mas com grandes diferenças culturais. Saiba mais.

Bonenkai

Bonenkai

As reuniões de final de ano são conhecidas como bonenkai no Japão. Geralmente é organizada pelas empresas, mas elas podem acontecer com antigos colegas de trabalho, amigos e familiares também.

Muitas comemorações

Bonenkai

Além disso, é bem comum que os japoneses compareçam a mais de uma por conta de sua popularidade. Elas começam já ao final de novembro e se extendem até o mês de dezembro.

Extravasar

É a oportunidade que todos os trabalhadores tem de extravasar e aproveitar muito, por isso é comum que não haja limites para a bebida alcoólica.

Cultura da bebida

Cultura bebida Japão

Aliás, a cultura da bebida no Japão costuma ser assim, ou bebe para valer ou melhor nem aceitar bebericar. Porém, não vamos generalizar e dizer que todo japonês quando sai para beber exagera, mas essa é a cultura.

Hierarquia

Como a cultura do trabalho no Japão também é diferente, costuma existir uma hierarquia até no bonenkai. Em empresas com estrangeiros, talvez, isso não fique tão evidente, mas nas tradicionais é assim.

Porém, cada empresa faz seu bonenkai de uma forma com suas regras. Geralmente o funcionário senior faz um discurso e os de hierarquia inferior (junior) costumam ter funções na festa.

Não que ele esteja lá para trabalhar, mas fica implícito que ele deva agradar os mais velhos. Seja agradecendo com conversas, cantando no karaokê ou enchendo os copos.

Novamente, isso pode variar de empresa para empresa. Existem funcionários que se preparam o ano todo montando apresentações divertidas para o bonenkai. Pode ser uma dança, uma coreografia ou qualquer outra coisa.

Colocar a gravata ao redor da cabeça não é regra, mas muitos japoneses fazem isso para mostrarem que estão comprometidos com o bonenkai e não o fazem apenas por estarem bêbados.

Bonnekai

Regras de etiqueta

No dia a dia do trabalho, existe uma regra de etiqueta dos japoneses em que os funcionários só devam ir embora para casa depois de seu chefe ou dos funcionários mais velhos.

Isso por conta do respeito. Por exemplo, se você é de hierarquia mais baixa não pode se dar ao luxo ou trabalhar menos que o seu chefe. É bem complexo.

No bonenkai pode acontecer o mesmo. Se os seus superiores não forem embora e continuarem bebendo, será falta de educação tentar sair mais cedo.

A ideia do bonenkai é extravasar todo o trabalho duro do ano todo. Portanto, muitos costumam emendar a festa e ir para outra. Pulando de ikazaya para ikazaya.

Bonenkai

Se os funcionários seniores decidirem emendar até o dia seguinte é esperado que os de hieraquia junior acompanhem.

Leia também

Bebidas japonesas para curar ressaca

8 trabalhos mais populares para estrangeiros no Japão

Como os profissionais estrangeiros no Japão se sentem em relação ao trabalho

Seguir essa cultura depende da pessoa. Se for estrangeiro existirá uma compreensão por parte dos japoneses, afinal, eles não esperam que todo mundo entenda seus costumes e tradições.

Porém, se quiser ser aceito, seguir o bonenkai pode ser uma alternativa. Claro, tudo dependerá de cada cultura e de cada empresa.

Compartilhe! Clique aqui e receba nosso conteúdo exclusivo pelo Facebook Messenger.

Comentários

Share via