Date Masamune inspirou Darth Vader e tem história de vida interessante

Oda Nobunaga, Toyotomi Hideyoshi e Tokugawa Ieyasu. Normalmente são esses nomes que vem a mente quando se pensa em samurais. Mas você já ouviu falar de Date Masamune?

Se você já assistiu os filmes clássicos Star Wars de George Lucas, de certa forma, você já teve algum contato com esse lendário (porém esquecido) bushi.

Afinal, o famoso capacete e armadura do personagem Darth Vader foram inspirados na armadura e capacete de batalha de Date Masamune.

Capacete Darth Vader e Date Masamune

Date Masamune – O Dragão de um Olho

Estátua do samurai Date Masamune
Estátua de Date Masamune em Sendai, Japão.

Nasceu em setembro de 1567 durante os últimos anos do período Sengoku. Date Masamune, também conhecido como Dokuganryu (O Dragão de um Olho do Norte), foi o filho mais velho de Date Terumune, um dos daimyos da região de Tohoku.

Ilustração do período Sengoku
Ilustração do período Sengoku.

O castelo de Yonezawa, que atualmente faz parte da prefeitura de Yamagata, foi onde esse exímio e temido guerreiro nasceu.

Castelo Yonezawa
Castelo Yonezawa.

Assim como Anakin Skywalker, a infância de Date Masamune não foi exatamente um mar de rosas. Afinal, o Japão estava mergulhado em intermináveis conflitos internos.

Porém, esse foi apenas um dos problemas que o jovem teria que enfrentar.

Problemas familiares

Estátua do museu Matsushima
Estátua do museu Matsushima.

Ainda criança, Date Masamune foi vítima de varíola e perdeu a visão de seu olho direito. Algumas lendas sugerem que ele mesmo rasgou seus olhos, mas são apenas rumores.

Irmão Kojiro

Além disso, sua mãe Yoshi-Hime, preferia o irmão mais novo Kojiro. Na esperança que Kojiro assumisse a posição de lider do clã futuramente, tentou envenenar Masamune.

Após a fracassada tentativa de filicídio, Masamune matou seu irmão mais novo de apenas 10 anos para proteger sua vida e sua posição dentro do clã Date.

Vida militar e ascensão

Com apenas 14 anos de idade, Masamune foi para sua primeira campanha militar ao lado de seu pai em 1581 contra o clã Soma.

Líder do clã Date

Brasão do clã Date
Brasão do clã Date.

Depois de quatro anos de luta, o clã Date saiu vitorioso. Terumune se aposentou depois da vitória e Masamune assumiu a posição de líder do clã aos 18 anos de idade.

Traição

Porém, nem todos aceitaram sua ascensão. O clã vassalo Ouchi Sadatsuna desertou e se se aliou com o clã Ashina na região de Aizu.

Como resultado, Masamune declarou guerra ao clã Ashina por traição. Porém, foi impedido de avançar contra seus inimigos pelo general de Ashina, Iwashiro Morikuni.

Massacre

Mesmo sendo forçado a recuar, conseguiu se vingar três meses depois massacrando mais de 800 pessoas de todas as idades indiscriminadamente.

Violento e cruel

Apesar de ser considerado como um samurai leal, ético, inteligente, um brilhante homem tático e grande administrador, Date Masamune também era conhecido por sua violência e crueldade.

Expansões

Masamune também foi um homem muito ambicioso. Sob o controle do clã Date iniciou uma campanha de expansão territorial.

Sequestro

Quando o líder do clã Date começou a pressionar o clã Hatakeyama com ações militares notoriamente cruéis, emissários do clã Hatekeyama pediram a Terumune (pai de Masamune) para interferir.

Porém, recusou o pedido e nada poderia fazer para dissuadir os planos de seu filho.

Como resposta, os homens do clã Hatekeyama sequestraram o antigo líder na esperança de negociar uma trégua com Masamune. Porém, o plano não saiu exatamente como eles imaginavam.

Consequências

Ao saber do sequestro do pai, Masamune começou uma caçada implacável atrás dos sequestradores. Após uma longa perseguição, os alcançou em um rio.

Solução mortal

Quando Terumune viu seu filho e os guerreiros de seu clã do outro lado do rio, ordenou que eles atirassem suas flechas e matassem todos, mesmo que isso custasse sua vida.

Date Masamune e seus homens acataram a ordem do antigo líder. Terumune e todos seus sequestradores morreram.

Vingança

A vingança de Date Masamune foi brutal. Ele ordenou que a família de todos os envolvidos no sequestro de seu pai fossem perseguidos, capturados, torturados e executados.

Toyotomi Hideyoshi

Toyotomi Hideyoshi
Toyotomi Hideyoshi.

Paralelamente a história de Date Masamune, Toyotomi Hideyoshi lutava contra outros daimyos pela unificação do Japão.

Em 1590, somente dois clãs ainda não tinham se submetido a Hideyoshi: Hojo e Tohuko. Nesse período, Masamune era o daimyo mais poderoso do norte.

Hideyoshi olhava para Masamune como um potencial rival dado o poder do clã Date. Porém, em vez de enfrentá-lo, Hideyoshi, convidou seu rival para o cerco de Odawara, cidade controlada pelo clã Hojo.

Porém, Date Masamune recusou a aliança. Como consequência, Hideyoshi o subjulgou com um exército de aproximadamente 100 mil guerreiros.

De qualquer forma, Masamune serviu Toyotomi Hideyoshi em duas invasões na Coreia em 1592 e 1597.

Tokugawa

Brasão Tokugawa.
Brasão Tokugawa.

Após a morte de Toyotomi Hideyoshi em 1598, Masamune precisou escolher um lado em um Japão dividido entre o clã Oda e o clã Tokugawa.

Já em 1600, os daimyos do norte decidiram se aliar a Ieyasu Tokugawa contra as forças de Oda. Após a famosa batalha de Sekigahara, Tokugawa se tornou o shogun do Japão e teve o suporte do clã Date.

Daimyo de Sendai

Graças ao suporte do clã Date em Sekigahara e o apoio ao novo shogun, se tornou um dos daimyos mais ricos e poderosos do Japão, além de ter virado senhor de Sendai.

Prosperou

Promoveu uma série de reformas políticas, investiu em infraestrutura e tornou a pequena cidade pesqueira em uma importante e próspera cidade comercial.

Também deu suporte aos missionários cristãos que comercializavam no país e houve rumores de que ele havia se convertido, mas não há provas que suportem a ideia.

Castelo de Sendai

Castelo de Sendai
Castelo de Sendai.

Date Masamune construiu o castelo de Sendai, considerado o maior do Japão. Tem 245 metros do leste ao oeste e 267 metros do norte ao sul.

Embora Massamune tenha falecido em 1636 aos 68 anos, o clã Date continuou liderando em Sendai até a Restauração Meiji e lutaram ao lado do shogunato durante a Guerra Boshin.

Leia também

Yasuke: conheça a história do primeiro e único samurai africano do Japão

Conheça a história que inspirou o filme O Último Samurai

Conheça a história das mulheres samurais

Date Masamune e a cultura pop

Apesar de não ser tão lembrado quanto outros samurais, Masamune é um dos principais ícones da cultura pop do Japão em jogos de videogames e mangás.

Além disso, ele é um retrato muito importante do período Sengoku e já foi retratado em séries televisivas.

Compartilhe! Clique aqui e receba nosso conteúdo exclusivo pelo Facebook Messenger.

Comentários

Share via