Quais hábitos japoneses os estrangeiros consideram estranho?

A cultura japonesa tradicional pode criar um impacto em estrangeiros pelo choque cultural. Nos fóruns pela internet existem inúmeros relatos inusitados de hábitos japoneses considerados estranhos pelo ponto de vista ocidental. Confira.

Comer ochazuke

Colocando chá no ochazuke

O ochazuke é uma preparação típica japonesa misturando arroz japonês, furikake e chá verde. Pelo visto misturar chá com arroz pode ser chocante para algumas pessoas.

Além disso, no ocidente tomar chá quente durante as refeições não é um hábito comum ou apreciado de forma geral.

No Japão, apesar de existir chás que precisam ser adoçados, os mais tradicionais devem ser consumidos puros e são ideais para tomar junto com as refeições ou em preparações como o ochazuke.

Não assoar o nariz em público

Mulher assoando o nariz

No Japão, apesar de haver uma flexibilidade para as gerações mais novas, segundo as regras de etiqueta o mais adequado é ir ao banheiro ou um local mais reservado.

Além disso, esse ato é considerado íntimo demais para ser feito em público e pode ser interpretado como rude.

Não dar gorjeta

Gorjeta na mesa

No ocidente é muito comum querer recompensar um serviço bem feito com gorjeta. No Japão, as pessoas até ficam ofendidas.

Para os estrangeiros mais desavisados é um hábito que causa estranhamento e dúvidas. A cultura japonesa do excelente atendimento é um ato que não precisa ser recompensado com dinheiro.

Dormir em público

Homem dormindo sentado

Desde o fim da II guerra mundial, os japoneses trabalham e estudam muito. Por isso é comum tirar um breve cochilo chamado de inemuri.

O descanso pode ser feito em qualquer lugar, desde bancos de praça ao transporte público. Para alguns estrangeiros esse hábito é muito estranho.

Chinelos para tudo

chinelos para banheiro

No Japão, não é adequado entrar com os sapatos que usou na rua dentro de casa. Tradicionalmente o chão das casas era feito de tatame, muito delicado e suja fácil.

Por higiene e pela conservação, o costume é ter chinelos especiais para andar em casa. Além disso, existem os destinados para entrar no banheiro e no jardim.

Além disso, é costumeiro tirar os sapatos para entrar em alguns estabelecimentos comerciais também. Alguns museus, izakayas e templos ainda tem esse hábito. Muitos estrangeiros são pegos de surpresa.

Dar muitos presentes

Entregando presente

A cordialidade japonesa dos presentes se estende além das datas comemorativas. Por consideração é comum dar lembranças para várias ocasiões.

Por exemplo, se conseguiu uma folga e viajou é comum dar omiyage para colegas de trabalho e chefe.

Se for estudante para os colegas de sala e professores. Ao fazer uma visita na casa de alguém também. A estação trocou? Entrou na faculdade ou teve um rito importante? Também!

Essa cultura causa muitas dúvidas em quem vai morar no Japão e não está acostumado.

Sugar o ramen

Mulher sentada a mesa de jantar

Se por aqui é considerado rude sugar caldos e massas, no Japão isso é muito comum. A maioria dos estrangeiros considera falta de educação fazer barulho ao comer.

Depilar braços

Mulher depilando braço

As japonesas têm o hábito de depilar braços e pernas. Esse hábito causa estranhamento em quem vai morar no Japão no começo, segundo relatos.

Usar máscaras cirúrgicas

Japonesas usando máscaras

É muito comum no Japão usar máscaras cirúrgicas para diferentes propósitos. Seja para quem é alérgico ao pólen, por estar resfriado, para proteger o rosto do frio rigoroso, vergonha ou por estética. Algumas pessoas ficam assustadas ao se deparar com isso.

Ficar no cinema até o fim dos créditos

créditos finais de filme

Antes da popularização das cenas extras depois dos créditos, era muito comum levantar-se e ir embora depois do final do filme no ocidente.

Os japoneses fazem isso desde sempre. A ideia é mostrar respeito a quem trabalhou no filme. Nas salas japonesas é comum ter gente até o final.

Leia também

Coisas estranhas que encontramos nas lojas de conveniência do Japão

As 8 tendências de beleza mais estranhas do Japão

Combinações interessantes (talvez, estranhas) da culinária japonesa para provar

Frequentar casas de banho

Ilustração sento

Ficar pelado e tomar banho com pessoas estranhas é comum em sentos, ryokans e onsens. Essas casas de banho são tradicionais no Japão e um hábito considerado muito comum. Isso causa muito estranhamento e vergonha nos estrangeiros.

Compartilhe! Clique aqui e receba nosso conteúdo exclusivo pelo Facebook Messenger.

Comentários

Share via