Descubra quem foi Kamejiro Senaga e sua importância para Okinawa

Mesmo que você nunca tenha ouvido falar em Kamejiro Senaga, todas essas batalhas políticas e judiciais contra militares dos EUA em Okinawa começaram com ele.

Protesto

Ocupação americana

Americanos em Okinawa
21 de junho de 1945, queda de Okinawa.

Após a segunda guerra mundial, o Japão perdeu a auto determinação e durante anos ficou subordinada a política imposta pelos estadunidenses.

Embora todo o Japão tenha ficado sob controle e administração dos EUA, em Okinawa a situação foi muito mais intensa (e tensa), do que nas outras regiões do Japão. Com casos de abuso de autoridade, estupros, assassinatos e violência.

Porém, nem todos os japoneses aceitaram a humilhação de cabeça baixa. Kamejiro Senaga dedicou sua vida pela libertação de Okinawa do domínio dos EUA.

Kamejiro Senaga

Kamejiro Senaga

Há poucas informações disponíveis sobre a história e a trajetória de Senaga. Talvez, por ele ter sido membro do Partido Comunista do Japão ou ter desafiado abertamente os militares americanos.

Kamejiro nasceu em 1907 na cidade de Tomigusuku em Okinawa. Como quase não há registros, pouco se sabe sobre sua vida durante a segunda guerra mundial.

Batalha de Okinawa

Batalha de Okinawa

Porém, é provável que tenha sobrevivido a batalha de Okinawa. Um dos episódios mais sangrentos da guerra no Pacífico.

Essa batalha ceifou cerca de 150 mil civis japoneses e 110 mil soldados. Sobreviventes relatam que os americanos atiravam e matavam indiscriminadamente.

Quando a ocupação dos EUA entrou em vigor, a população passou a vivenciar anos de medo e terror.

Yumiko

Um dos episódios mais assombrosos foi o estupro e morte da pequena Yumiko de apenas 6 anos de idade, entre tantos outros.

Mas mesmo antes desse ato brutal realizado por um soldado americano, o jornalista e político Senada já tinha iniciado sua luta pela independência de Okinawa por volta de 1950.

Trajetória política

Sua luta contra a opressão dos ocupantes americanos já foi assuntos de palestras a numerosos atos públicos.

Em 1954, foi preso pelas autoridades por abrigar comunistas. Após sair da prisão, Senaga se candidatou ao governo de Okinawa e a prefeito de Naha em 1956 pelo Partido do Povo de Okinawa.

Kamejiro Senaga é libertado

Foi eleito com mais de 40% de popularidade. No entanto, no ano seguinte as autoridades militares americanas alteraram as regras eleitorais. Então, foi destituído do cargo.

Quando Okinawa voltou para a administração do Japão em 1969 e foi autorizado a votar nas eleições gerais do país, Kamejiro foi eleito como membro da Dieta.

Até o fim de sua vida pública em 1990, Kamejiro Senaga, lutou e defendeu a auto determinação de Okinawa.

Ele se afastou da vida pública devido as condições de saúde e morreu em 2001 na sua cidade natal. No entanto, continua sendo um símbolo (ainda que esquecido) de resistência aos militares americanos em Okinawa.

Palestra no Japão

Leia também

Filhas de Meiji: conheça a história das crianças japonesas que marcaram seu nome na história 

Quem são as personalidades das novas cédulas de dinheiro do Japão? 

Descubra quem foi Ninomiya Sontoku (Kinjito Ninomiya) 

Recentemente o diretor japonês Tadahiko Sako fez um documentário sobre a vida do controverso político japonês para a televisão.

Porém, como não houve a audiência esperada foi cancelado mesmo após receber o prêmio Galaxy.

No entanto, Tadahiko conseguiu uma parceria com a Euro Space, uma grande produtora de filmes independentes e o filme será exibido em suas dependências em Shinuya no dia 26 de agosto de 2019.

Independente da orientação política, a vida e o trabalho de Kamejiro Senaga pela liberdade e auto determinação de Okinawa faz parte da vida dos seus moradores.

Apesar de sua história não ser tão popular, o espírito “Fukutsu” (determinação indômita) iniciado por Kamejiro continua vivo em todas as gerações.

Compartilhe! Clique aqui e receba nosso conteúdo exclusivo pelo Facebook Messenger.

Comentários

Share via