Cinco utensílios essenciais da culinária japonesa

Quem ama a culinária japonesa, não pode deixar de ter alguns utensílios básicos em sua cozinha que são essenciais. Confira cinco deles!

Panela japonesa (Donabe)

Usar o donabe fez parte da culinária tradicional japonesa por séculos, muito utilizado para fazer arroz, vegetais e peixes.

Feita de cerâmica é parecida com as panelas de barro usadas no fogão a lenha no Brasil, só que a donabe, pelo contrário, deve ser usada sempre em fogo baixo.

Os alimentos preparados na donabe são chamados de nabemono, um das preparações mais conhecidas é o chanko-nabe, refeição dos lutadores de sumô e são feitas nessa panela.

Panela de fazer tamagoyaki

A panela retangular é outro utensílio essencial na cozinha dos japoneses, usada para fazer o tamagoyaki (omelete com camadas). A preparação é muito consumida no café da manhã e como topping nos bentos.

Leia também:

Panela para fazer molhos (Yukihira Nabe)

 

Quase todo mundo já viu uma dessas em animes, restaurantes, na casa da avó ou na cozinha de chefs renomados. Geralmente é feita de alumínio e o calor é bem distribuído para fazer molhos e caldos. O caldo de ramen e do missô ficam ótimos se feitos na yukihira nabe.

Hashi para cozinhar (Ryori bashi)

Pode parecer estranho para quem não está acostumado, mas cozinhar com o ryori bashi é lei nas casas japonesas. O hashi não é muito diferente do usados para comer, apenas são mais longos. Ótimo para mexer o nabemono na panela, misturar caldos e pegar frituras.

Pegador de arroz (Shamoji)

O shamoji ficou bem popular por acompanhar as modernas panelas elétricas de arroz, vistas nos dias de hoje. No Japão, o material tradicional do shamoji é o bambu ou madeira.

Se você é apaixonado pela culinária japonesa, com certeza deve ter pelo menos um destes utensílios. Não deixe de comentar, compartilhar e curtir.

Comentários

Share via