No Japão, a soja (大豆 – daizu) é um produto alimentício indispensável na mesa das famílias japonesas. Em outros países, o alimento vem, cada vez mais, ganhando popularidade entre os vegetarianos por sua ampla opção de produtos. Aliás, não apenas entre os vegetarianos. A soja vem conquistando o paladar de muitas pessoas devido ao seu sabor e ao seus benefícios à saúde. Então, vamos conhecer alguns dos mais populares alimentos japoneses derivados da soja.

1- Tofu

tofu
(Crédito: tsunagujapan)

Um dos alimentos produzidos a partir da soja mais conhecido no mundo, provavelmente, é o tofu. Ele possui sabor delicado, cor branca, textura firme parecida com a do queijo e apresenta-se sob a forma de um cubo. O seu processo de fabricação é a partir do leite de soja. Na culinária japonesa, o tofu é preparado de muitas maneiras diferentes como cru, cozido, frito ou em sopas.

2- Shoyu

shoyu
(Crédito: japancentre)

Shoyu é um molho fabricado a partir da fermentação da soja com cereal torrado, água e sal marinho. Ele é um condimento presente em quase toda a culinária japonesa. Este molho é utilizado para substituir o sal, acrescentar aroma e reforçar a coloração dos alimentos.

3- Miso

miso
(Crédito: Divulgação)

O miso é feito a partir da fermentação de arroz, cevada e soja com sal. Este ingrediente é bastante tradicional na culinária japonesa. Ele é usado principalmente para fazer o misoshiru (sopa de missô), mas também pode ser usado em uma variedade de pratos como agente de sabor.

4- Natto

natto
(Crédito: Divulgação)

O natto é feito de soja fermentada e se caracteriza pelo seu cheiro forte e sua aparência pegajosa. Este é um alimento amplamente consumido no Japão. A maneira mais clássica de se comer natto é sobre o arroz. Também é possível adicionar outros ingredientes como ovo cru, daikon oroshi (rabanete daikon ralado) e cebolinha.

Leia também:

5- Kinako

kinako
(Crédito: tsunagujapan)

Kinako é uma farinha de soja torrada e moída. Ele é amplamente utilizado na culinária japonesa, mas está fortemente associada ao dango (bolinhos de mochi comumente servidos em um espeto) e ao wagashi (doces tradicionais da confeitaria japonesa).

6- Okara

okara
(Crédito: tsunagujapan)

O okara é a polpa da soja que sobra no final do processo de fabricação do leite de soja e do tufu. Ele possui um sabor neutro e pode ser aproveitado de muitas maneiras como em refogados, sopas, almôndegas, hambúrgueres e tortas. Ele é um alimento barato e altamente rico em fibras.

7- To-nyu

to-nyu
(Crédito: Divulgação)

To-nyu é leite de soja. Ele ajuda a reduzir a gordura corporal e é uma opção para quem tem colesterol ou alergia à leite. No Japão, há uma alto consumo deste leite, tanto puro como em receitas.

 

Quais são os alimentos à base de soja mais presentes na sua alimentação?

Fonte: Tsunagu Japan e Tofugu

Curta nossa página no Facebook
(Não aperte o botão se você já curtiu)

Comentários

comentários