Hokkaido vs Okinawa: qual é o melhor destino?

A beleza do Norte ou o paraíso do Sul? Ambos são belíssimos, embora, cada um possua características bastante únicas. Se você já se perguntou qual deles você deveria visitar, este post pode lhe ajudar. Confira as diferenças de cada um sob diversos aspectos.

Hokkaido vs Okinawa

mapa
(Crédito: japitts216)

Hokkaido fica no extremo norte do Japão e é a segunda maior ilha do arquipélago japonês. Sua capital é Sapporo.

Okinawa é a província localizada ao sul do Japão, formada por 169 ilhas. Sua capital é Naha. Antigamente, ela fazia parte de um reinado independente, o reino Ryukyu, motivo pela qual desenvolveu-se uma cultura particular, diferenciada do resto do Japão.

Paisagem, clima e turismo

Shikisai-no-oka, Hokkaido
Shikisai-no-Oka, Biei, Hokkaido (Crédito: Divulgação)
Sapporo
Sapporo, Hokkaido (Crédito: Divulgação)

Hokkaido oferece uma ampla natureza selvagem e paisagens dinâmicas. No verão, o clima é fresco e o cenário é vibrante com flores coloridas e muito verde. No inverno, o clima é bastante gelado e a paisagem fica tomada pelo branco da neve. Nesta época, os desportos de inverno, como o esqui e o snowboarding, são as principais atrações turísticas. A região também é conhecida pelo seu evento anual “Sapporo Snow Festival“, onde a atração principal são as centenas de esculturas de gelo.

yonaha maehama beach
Praia Yonaha Maehama, Okinawa. (Crédito: supercoolbeaches)

Okinawa é uma região de clima subtropical, onde as temperaturas alcançam uma mínima de 10ºC e máximas que podem atingir os 40ºC. As ilhas de Okinawa são conhecidas como “Havaí do Japão” devido às suas belas praias e pelo clima predominantemente quente. A província possui uma floresta tropical intocada e centenas de praias paradisíacas que atraem mergulhadores profissionais.

Conclusão: Se você ama o clima quente e as praias, vá para Okinawa! Já, se você está procurando uma bela paisagem e não liga para biquínis e sungas, Hokkaido pode ser uma escolha melhor.

Culinária

Hokkaido comida
Frutos do mar de Hokkaido (Crédito: Divulgação)

Hokkaido pode ser o lugar mais gourmet do Japão, pois é bastante rico em frutos do mar, produtos lácteos e produtos agrícolas.

Okinawa comida
pratos típicos de Okinawa (Crédito: kitte-hakata)

Por outro lado, Okinawa desenvolveu uma cultura alimentar própria, diferente de qualquer outro lugar do Japão. Na sua culinária, diferente de outras regiões onde o peixe é o principal ingrediente, utiliza-se bastante a carne de porco. Além disso, por ser uma ilha tropical, Okinawa é dotada de frutas deliciosas.

Conclusão: Se você ama frutos do mar, Hokkaido vai ganhar seu coração. Mas, se você gosta de desafios, Okinawa pode lhe trazer surpresas completamente prazerosas.

Cultura

Ainu
Ainus de Hokkaido (Crédito: hokkaidolikers)

Hokkaido tem a tradicional cultura dos Ainus (grupo indígena). Hoje em dia, ainda existem cerca de 150.000 Ainus, mas eles dificilmente são vistos pelos turistas. Muitas pessoas ainda desconhecem a história desse povo, por isso é interessante visitar os museus que tratam sobre este assunto.

Shuri Castle
Castelo Shuri, Okinawa. (Crédito: flickr/Yusuke Umezawa)

Okinawa tem uma cultura forte ligada ao desenvolvimento do país durante o reino Ryukyu. Ainda existem pessoas que falam uma linguagem japonesa muito singular da região. Também existem muitas casas construídas em estilo tradicional e vários locais históricos.

Conclusão: ambos têm culturas nativas bastante interessantes, mas resquícios da cultura antiga e tradicional podem ser mais facilmente vistos em Okinawa.

Leia também:

Compras

Hokkaido lembrancinhas
Lembrancinhas de Hokkaido (Crédito: miyazaki-inakajin2)

Hokkaido oferece milhares de opções deliciosas aos visitantes. Seus doces e snacks são extremamente populares. O melhor lugar para compras é o New Chitose Airport. O aeroporto internacional de Hokkaido possui centenas de lojas para compradores de última hora.

Okinawa lembrancinhas
Lembrancinhas de Okinawa (Crédito: matome.naver)

Okinawa também oferece excelentes opções de doces e snacks para lembranças. Mas, os produtos mais interessantes para serem comprados são os itens artesanais tradicionais. A Rua Kokusaidori é a maior área comercial da cidade de Naha.

Conclusão: Alimentos → Hokkaido, itens de artesanato → Okinawa

Ainda na dúvida? Que tal programar uma viagem para as duas regiões? Com certeza, você não se arrependerá!

Fonte: medium

Comentários

Share via