Omiyage no Japão: mais do que souvenir e lembrancinha

De acordo com Yuichiro Suzuki, autor de um livro sobre o assunto, o omiyage não é apenas um souvenir, uma lembrança que as pessoas compram de suas viagens, mas significa respeito, humildade e faz parte da cultura e educação japonesa.

Basicamente, consiste em alimentos típicos de uma região específica do Japão, destinados a presentear amigos, colegas de trabalho e família.

Regra de etiqueta do omiyage

Se foi convidado para ir em uma casa japonesa, deve levar um omiyage, preferencialmente um alimento típico de sua região.

Se não mora no Japão e não deu tempo de escolher nada, compre omiyage de algum local que visitou por lá.

Evite escolher pegar alguma coisa perto da casa de seu anfitrião. Nesse caso, um omiyage é o suficiente, não precisa levar para cada membro da família. Ele deve ser entregue antes de entrar na casa.

Omiyage

Ao viajar para uma diferente parte do Japão, é interessante levar um omiyage da região visitada para os colegas de trabalho e chefe. Se é estudante, levar para os colegas de classe e professores também é comum.

Nesses casos, pode ser mais trabalhoso, muita gente separa um dia inteiro para apenas comprar omiyage. Fazer uma lista também é útil.

Na hora de escolher, não é preciso comprar algo caro, mas que caiba em seu bolso naquele momento. Lembrando que o significado do omiyage é a humildade, consideração e respeito em lembrar da pessoa e não impressionar pelo preço.

Ele deve estar embrulhado com cuidado e ser dado com as duas mãos. Ofereça para cada um. É raro acontecer de a pessoa não aceitar, se acontecer, insista educadamente.

Omiyage

O furoshiki é um embrulho que pode ser uma boa opção para levar um omiyage ao visitar a casa de alguém. Nos outros casos, um embrulho simples e bonito é o suficiente.

Omiyage

Evite comprar caixas com itens de número quatro, lá o número é considerado de má sorte.

Omiyage

No Japão, existem caixas com quantidades específicas para cada tipo de situação.

Ao entregar o omiyage, diga palavras de humildade, como:

Kore, tsumaranai mono desu ga… (Não é muito, mas…)

O-kuchi ni au ka wakarimasen ga…(Não sei se vai gostar, mas…)

Sabem aquele jeitinho brasileiro de comprar uma caixa de chocolate, abrir e distribuir na empresa? Isso não é um omiyage, ele deve ser entregue separado para cada pessoa, como forma de respeito individual.

Leia também:

Significados do omiyage

O omiyage faz parte da educação japonesa, para quem olha de fora, parece ser exagero comprar um para cada colega de trabalho, por exemplo.

Mas no Japão, eles nem pensam no porquê não comprar. Ele pode demonstrar mensagens de gratidão, empatia, educação e boas intenções.

Ao visitar a casa de uma pessoa, o significado é demonstrar gratidão e respeito por ser recebido, se conhece alguém, empatia.

Se teve a possibilidade de viajar e curtir momentos prazerosos, deve compartilhar com seus colegas de trabalho por terem dado duro para você poder ter tirado um dia de folga.

Se der um omiyage para um amigo, para agradecer sua amizade. Entendem?

Cada região, um omiyage

Cada região do Japão possui uma especialidade, alguma comida local que lembre a cultura.
Faremos uma pequena lista, com alguns exemplos.

Omiyage

Se visitar as lojas locais, encontrará facilmente lojas de omiyage típicos de cada região.

Akafuku

Senbei de arroz.

Gunma

Kusatsu Onsen Mochi.

Okinawa

Benimo. Feito de batata doce roxa, pode ser encontrado em forma de cookies, bolos, chocolates…

Goya (melão) Pode ser dado em sua forma natural ou como ingrediente de doces e chocolates.

Hiroshima

Momijimanju.

Kyoto

Chá verde. Você pode ser criativo e dar um omiyage com o chá verde em sua receita. Se quiser, pode levar o chá ou um doce com o sabor.

Yatsubashi. É um tipo de mochi, com recheio de feijão doce.

Monte Fuji

Omiyage

Frutas de época. No Japão, existem fazendas com árvores frutíferas, no esquema colha tudo o que puder, em tempo limitado.

Delicie-se com as fazendas de árvores frutíferas abertas ao público do Japão

Shingen Mochi. Cubos de mochi cobertos de Kinako (pó de soja) e calda de açúcar mascavo.

Hakone

Manju.

Soba Noodles.

Izu

Wasabi. Existem cookies e chocolates de sabor wasabi da região.

Mikan.

Hokkaido

Leite e queijo. A região tem bastante fazendas que produzem leite e queijo, muitos docinhos e preparações derivadas podem ser encontrados em Hokkaido.

Melão.

Aomori

Maçãs.

Tóquio

Tokyo banana.

Osaka

Takoyaki. O takoyaki senbei é uma boa opção.

Deu para perceber que a cultura do omiyage é levada a sério no Japão, gostaríamos de saber, qual omiyage preferido para presentear família, amigos e colegas de trabalho, não deixem de comentar!

Share via