Sakura no Brasil: saiba onde e quando encontrar

A florada do sakura no Japão é incrível! Mas, para você que está no Brasil, uma viagem ao país durante a primavera é uma realidade ainda um pouco distante? Saiba que também existem locais para apreciar essas belas flores no Brasil mesmo, bem perto de você. Ainda que, em menor escala e variedade, elas são exuberantes!

sakura costuma florescer em todo o Japão durante os meses de março e abril. Já, no Brasil, o seu florescimento ocorre normalmente entre os meses de junho a agosto, nas regiões de clima mais frio. Ou seja, já é hora de você se programar!

Confira alguns dos melhores locais para a apreciação do sakura no Brasil, sendo que vários lugares oferecem festivais para o hanami (contemplação das flores de cerejeira) com diversas atrações:

1 – Parque do Carmo, São Paulo (SP)

Parque do Carmo
(Crédito: Divulgação)

Parque do Carmo fica localizado no bairro Itaquera, na zona leste da cidade de São Paulo. O parque abriga o Bosque das Cerejeiras, que fica junto ao monumento à imigração japonesa. As flores foram plantadas no local pelos imigrantes durante os anos 70, como uma forma de matar as saudades da terra natal.

Entre os meses de julho e agosto, 4 mil árvores de sakura florescem no local. Na Festa das Cerejeiras, que ocorre anualmente desde 1978, milhares de visitantes vão ao parque para conferir este espetáculo.

A 39ª Festa das Cerejeiras ocorrerá neste ano durante os dias 4, 5 e 6 de agosto. Além de contemplar as cerejeiras, o evento oferece a oportunidade de celebrar as tradições e os costumes da cultura japonesa no Brasil, através de apresentações de dança e música e barracas com a culinária típica do Japão.

Informação – 39ª Festa das Cerejeiras
Local
: Parque do Carmo – Portão 3 (a confirmar) – Av. Osvaldo Pucci, s/nº, – Itaquera.
Data: 4,5 e 6 de agosto de 2017
Horário: Sexta – 12h às 17h (a confirmar)/ Sábado e domingo – 9h às 17h (a confirmar)
Entrada: gratuita
Página do evento: Festa das Cerejeiras Parque do Carmo

2 – Itapevi (SP)

Centro Cultural Campestre da BSGI
(Crédito: Reprodução/ YouTube)

O Centro Cultural Campestre da BSGI, em Itapevi, realizou a 2ª Festa da Cerejeira entre os dias 15 a 18 de junho. O evento contou com uma programação extensa e diversificada com opções para todas as idades e para os mais variados interesses. Dentre as atividades oferecidas estiveram oficinas culturais e artísticas, músicas, palestras e atividades físicas ao ar livre.

3 – São Roque (SP)

(Crédito: Guia da Semana)

Na cidade de São Roque você pode aproveitar o Festival das Cerejeiras Bunkyos. Neste ano, a 21ª edição do evento ocorrerá entre os dias 1 e 2 de julho, no Centro Esportivo Kokushikan Daigaku. Cerca de 400 árvores de cerejeiras entram em plena floração durante o festival. Os tipos de sakura existentes no local são: Okinawa (rosa forte), Himalaia (flores miúdas de rosa claro) e Yukiwari (rosa claro).

Além da florada das cerejeiras, o evento conta com shows, oficinas culturais e praça de alimentação. Outra atração é a Praça de Bazaristas com produtos nacionais e importados, verduras e flores locais e venda de mudas de sakura (produzidas no próprio Kokushikan).

Informação –  21º Sakura Matsuri – Festival das Cerejeiras Bunkyos
Local
: Centro Esportivo Kokushikan Daigaku – estrada do Carmo, 801 – entrada pela Rodovia Bunjiro Nakao, km 48.
Data: 1 e 2 de julho de 2017
Horário: 8h às 17h
Entrada: gratuita
Página do eventoFestival das Cerejeiras São Roque

4 – Campos do Jordão / SP

Campos do Jordão
(Crédito: Festa da Cerejeira)

Em Campos do Jordão, as primeiras mudas das cerejeiras foram plantadas em 1936. As árvores se adaptaram bem ao clima da cidade e até hoje oferecem belas floradas atraindo centenas de visitantes em sua Festa da Cerejeira. A 49ª edição do evento ocorrerá neste ano entre os dias 22 de julho a 13 de agosto.

Neste festival, as pessoas tem a oportunidade de apreciar as flores, assistir as apresentações de música, dança e exibições de artes marciais, comer comidas típicas e comprar diversos produtos com os bazaristas. Esta é uma festa beneficente realizada pelo Recanto de Repouso para Idosos Sakura-Home.

Informação –  49ª Festa da Cerejeira de Campos do Jordão 2017
Local
: Av. Tassaburo Yamaguchi 2173, Vila Albertina, Campos do Jordão-SP
Data: 22, 23, 29 e 30 de junho de 2017/05, 06, 12 e 13 de Agosto
Horário: 9h às 16h
Entrada: R$ 16,00/ Meia: R$ 8,00 (idosos acima de 60 anos ou crianças abaixo de 6 anos).
Página do evento: Festa da Cerejeira

Leia também:

5 – Garça (SP)

Garça
(Crédito: Prefeitura de Garça)

A cidade de Garça recebe neste ano a 31ª edição da Festa da Cerejeira de Garça, agora com o nome de Cerejeiras Festival. Este evento teve início no dia 28 de junho e vai até o dia 2 de julho.

A principal atração são as flores de cerejeira plantadas às margens do Lago JK Willians. Além disso, o festival oferece mais de 25 apresentações da cultura japonesa, variadas atividades culturais e gastronomia típica.

Informação – Cerejeiras Festival
Local
: Lago Municipal De Garça – R. Vinte e Sete de Dezembro, 394 – Williams, Garça – SP
Data: 28 de junho à 02 de julho de 2017
Entrada: gratuita
Página do eventoCerejeiras Festival

6 – Curitiba (PR)

Praça do Japão, Curitiba. (Crédito: Divulgação)

Curitiba é um ótimo lugar para ver a florada das cerejeiras. Existem vários pontos turísticos onde os moradores e os turistas podem apreciar o sakura. O principal deles é o Jardim Botânico de Curitiba que possui um corredor repleto de árvores de cerejeira. Outros locais famosos são: Praça do Japão, Parque Tanguá, Rua Anita Garibaldi, Rua Iguaçu e Rua Pasteur. O nascimento das flores dura apenas alguns dias entre julho, agosto e setembro.

7 – Guarapuava (PR)

guarapuava
(Crédito: Divulgação)

A cidade de Guarapuava reúne diversos moradores e visitantes na Festa das Cerejeiras que ocorre no Parque do Lago. Neste evento, as pessoas aproveitam uma tarde descontraída em meio à bela paisagem colorida com as flores de sakura. A Festa inclui atrações como piquenique, “Hora do Chimarrão”, atividades recreativas, atrações culturais, food trucks e barracas de comida japonesa. Neste ano, o evento será no dia 2 de julho às 13h.

8 – Parque Sakura – Frei Rogério (SC)

Frei Rogério
(Crédito: adjorisc)

As flores de cerejeira também florescem na cidade de Frei Rogério no estado de Santa Catarina. Neste ano, será realizada a 19ª edição do Sakura Matsuri no dia 3 de setembro. Neste dia, serão realizadas diversas apresentações culturais, cerimonial do chá, danças, kendô (luta), caligrafia japonesa, comidas típicas, preparo do moti-tsuki, (bolinho de arroz), entre outras atrações. O evento será realizado no Parque Sakura, onde foram plantadas 3 mil mudas de cerejeiras, além de milhares de outras árvores.

Informação – 19ª Sakura Matsuri
Local
: Parque Sakura
Data: 3 de setembro de 2017
Página do evento: Parque Sakura

Você já conferiu a florada do sakura em algum destes lugares? Conhece outros locais no Brasil onde tem flores de cerejeira?

Imagem destacada: Circulando por Curitiba

Comentários

Share via