7 coisas para fazer no Palácio Imperial do Japão

Palácio Imperial do Japão (皇居, Kōkyo) fica localizado no centro de Tokyo. O Palácio Imperial e os seus terrenos estão estabelecidos no local do antigo Castelo Edo que era a residência dos xoguns Tokugawa do período Edo (1603-1867). O castelo foi destruído em um incêndio em 1873 e demolido.

A construção do palácio atual foi feita inicialmente durante o período de transferência da capital do Japão de Kyoto para Tokyo. Desde então, a família imperial possui residência permanente no local.

Rodeado por fossos e composto por uma grande área verde, construções tradicionais, instituições culturais e majestosos muros de pedra, visitar o Palácio Imperial é uma atração imperdível! Apesar dos seus edifícios serem fechados à visitação pública, o acesso aos jardins e pequenas excursões guiadas são permitidas. Veja o que você pode fazer no Palácio Imperial do Japão e confira o mapa a seguir para se localizar:

mapa
Mapa do Palácio Imperial e jardins circundantes (Crédito: Wikipedia)

1 –  Kōkyo Higashi Gyoen (East Gardens)

East Gardens ruínas
(Crédito: ambassadors-japan)

Kōkyo Higashi Gyoen (Jardim Oriental do Palácio Imperial/Imperial Palace East Gardens) está localizado à leste da residência imperial. Sua extensão ocupa as principais áreas do antigo Castelo Edo. Aliás, as ruínas da antiga torre principal deste castelo ainda permanecem no local.

Imperial Palace East Gardens
(Crédito: thejeucks)

Esta área ainda oferece espaços verdes tranquilos e vários jardins. O local também abriga prédios administrativos, o Museu das Coleções Imperiais (Sannomaru Syozokan) e o Imperial Tokagakudo Music Hall.

Os visitantes pode caminhar livremente pelo local e tirar fotos à vontade. Esta área fica aberta ao público ao longo do ano (no calendário, você confere em quais datas os jardins estarão fechados). Os horários de visitação variam de acordo com a época do ano, mas em geral, funciona das 9h às 16h ou 17h.

2 – Kōkyo Gaien

Kokyo Gaien
(Crédito: Divulgação)

Kōkyo Gaien (Jardim Imperial do Palácio/Imperial Palace Outer Garden) é um grande parque público localizado na entrada do Palácio. Deste local, os visitantes podem ver o Nijubashi, duas pontes sobre o fosso que formam uma entrada para o interior do Palácio. Deste ponto, também se tem uma ótima vista do Palácio Imperial.

3 – Chidorigafuchi

Chidorigafuchi
(Crédito: Divulgação)

Chidorigafuchi, localizado à noroeste do Palácio Imperial, é um dos 12 grandes fossos que circundam a residência real. O fosso é um local histórico e foi construído no Período Edo durante o trabalho de expansão do castelo.

Chidorigafuchi é um local clássico para ver as lindas flores de cerejeira que cobrem as margens do fosso, entre os meses de março e abril. No local, existe um cais para aluguel de barcos. Olhar para as flores de cerejeira da superfície da água é particularmente inspirador. Além da temporada de sakura, Chidorigafuchi pode ser apreciado ao longo do ano, com uma aparência diferente a cada temporada.

Leia também:

4 – Kitanomaru Park

Kitanomaru park
(Crédito: Japan Talk)

O Kitanomaru Park é um parque público cercado por grandes fossos, localizado ao norte do Palácio Imperial. Este local é preenchido com museus e área verde.

5 – Budokan

Budokan
(Crédito: Wikipedia)

Nippon Budokan (日本武道館), ou simplesmente Budokan, é uma arena coberta localizada no Parque Kitanomaru, ao norte do Palácio Imperial. Tradicionalmente, este é um local para artes marciais. Campeonatos nacionais de esportes como judo, kendo e karate são realizados anualmente na arena.

Budokan também é local extremamente famoso para grandes concertos de música. Cerca de 50 artistas já gravaram performances ao vivo no Budokan, incluindo Bob Dylan, Cheap Trick, Ozzy Osbourne e Taylor Swift. O primeiro concerto no local foi The Beatles em 1966.

6 – Ver a família imperial

Aniversário Imperador
O imperador Akihito cumprimentando o público no Salão de recepção Chōwaden em seu aniversário em 2005. (Crédito: Wikipedia)

Assim como as residências oficiais dos chefes de estado de todo o mundo, os prédios do Palácio Imperial e os jardins internos não são abertos para a visitação pública. No entanto, duas vezes ao ano, 23 de dezembro (aniversário do Imperador) e 2 de janeiro (saudações de ano novo) é possível visitar os jardins internos do palácio para ver a família imperial na sacada.

7 – Tour no Palácio Imperial

tour
(Crédito: Japan Talk)

Se você deseja visitar a área ao redor do palácio e conhecer um pouco sobre a história do local, é possível fazer uma visita guiada ao palácio. Para isso é necessário fazer reservas com antecedência (aqui). Os passeios duram cerca de 75 minutos e são realizados diariamente às 10:00 e 13:30, exceto nos domingos e segundas-feiras. As excursões são em japonês, mas são oferecidos fones de ouvido com áudio em inglês.

Acesso

O Palácio Imperial fica há dez minutos da Estação de Tokyo. Porém, a estação Otemachi é a mais próxima do East Gardens e a estação Kudanshita é a mais próxima ao Budokan.

Fonte: Japan TalkJNTO, Japan Guide

Comentários

Share via