Em diferentes formas, em diversos tamanhos e em variadas cores. O show de fogos de artifício (花火hanabi) do Japão é de tirar o fôlego! Felizmente, nesta época, é possível assistir à diversas queimas de fogos de artifício no Japão. O hanabi é parte integrante dos verões japoneses. Centenas de Festivais de Fogos de Artifício (Hanabi Taikai) são realizados em todo o país durante o meses de julho e agosto.

Atrações secundárias destas festas são a atmosfera descontraída, pessoas vestidas em yukata e ruas preenchidas por barracas de comida e jogos. É também comum as pessoas fazerem piquenique enquanto esperam pelos fogos. Muitos chegam horas antes para garantir um lugar onde possam ter uma vista privilegiada.

É difícil enumerar todos os festivais de hanabi do Japão, pois a quantidade é imensa. Dessa forma, confira apenas alguns dos eventos mais famosos do país:

1 – Sumida River Fireworks Festival (Tokyo)

Sumida
(Crédito: Fast Japan)

O Festival de fogos de artifício do rio Sumida em Tokyo, reconhecido como uma das mais antigas e mais famosas, atrai anualmente cerca de um milhão de pessoas. Os visitantes podem desfrutar de deliciosos alimentos vendidos em barracas posicionadas ao longo do Parque Sumida, enquanto observam os belos fogos de artifício com a Tokyo Skytree ao fundo. No total, cerca de 20.000 fogos de artifício disparam no céu. É recomendável chegar cedo ao local, pois este é um dos festivais mais lotados do Japão.

Data: 29 de julho de 2017
Horário: 19:05 – 20:30
Local: Rio Sumida (15 minutos a pé da estação de metrô Asakusa da linha Ginza ou Asakusa)

2 – Katsushika Noryo Hanabi (Tokyo)

KATSUSHIKA
(Crédito: Fast Japan)

O Festival de Fogos de Artifício Katsushika ocorre ao longo do rio Edogawa, no Parque Shibamata. Com cerca de 13.000 disparos de fogos de artifício diferentes, este também é um dos festivais que mais atraem pessoas em Tokyo.

Data: 25 de julho de 2017
Hora: 19:20 – 20:20
Local: Shibamata Ballpark, Katsushika, Tokyo (rio Edo)

3 –  Edogawa Fireworks Festival (Tokyo)

Edogawa
(Crédito: japanistry)

O rio Edo marca o limite entre Tokyo e Chiba. Todos os anos, o bairro de Edogawa em Tokyo junta-se com a cidade de Ichikawa, do outro lado do rio, para lançar cerca de 14.000 fogos de artifício. A grande característica deste evento são os 1.000 fogos de artifício disparados nos primeiros cinco segundos.

Data: 5 de agosto de 2017
Hora: 19:15 – 20:30
Local: Edogawa, Shinozaki Park

4 – Nagahama/Kita-Biwako Fireworks Festival (Shiga)

Biwako hanabi
(Crédito: Matcha)

Este festival ocorre na cidade de Nagahama, província de Shiga. Os fogos de artifício são refletidos na superfície do Lago Biwa (maior lago do Japão), o que os tornam ainda mais bonitos e especiais.

Data: 4 de agosto de 2017
Hora: 19:30 – 20:30
Local: Shiga, Nagahama, área do porto de Nagahama

5 – Hikone Fireworks Festival (Shiga)

Hikone
(Crédito: Matcha)

Assim como o Nagahama/Kita-Biwako Hanabi, o Hikone Fireworks Festival também ocorre na margem do lago Biwa. Localizado na cidade de Hikone, província de Shiga, esta é uma oportunidade para você assistir os fogos de artifício logo acima do Castelo Hikone, um dos tesouros nacionais do Japão.

Data: 1 de agosto de 2017
Hora: 19:30 – 20: 30
Local: Shiga, Hikone, Matsubara-cho, área de natação de Biwako Matsubara

6 – Nagaoka Matsuri Fireworks Festival (Niigata)

Os fogos de artifício Nagaoka são realizados durante duas noites em agosto ao longo das margens do rio Shinano. Ambas as noites apresentam quase duas horas consecutivas de fogos de artifício, totalizando cerca de 20.000 fogos.

Data: 2 e 3 de agosto de 2017
Horário: 19:25 – 21:10
Local: Ao longo do rio Shinano, na cidade de Nagaoka, província de Niigata (20 minutos a pé da estação de Nagaoka).

Leia também:

7 – Suwa Lake Fireworks Festival

O festival de fogos de artifício do lago Suwa se destaca de outros festivais, não apenas por sua escala (possui 40.000 fogos de artifício), mas também por sua localização. Como o lago Suwa é cercado por montanhas, o efeito sonoro é amplificado à medida que os fogos de artifício reverberam nas montanhas.

Data: 15 de agosto de 2017
Horário: 19:00 – 21:00
Local: Lago Suwa, província de Nagano

8 – Miyajima Water Fireworks Festival

Miyajima
(Crédito: Divulgação)

Cerca de 5.000 fogos de artifício são lançados na costa norte da Ilha Miyajima. O hanabi é melhor visto estando nos arredores do Santuário de Itsukushima. E, quando combinados com o gigante portão torii, compõem uma das cenas de fogos de artifício mais emblemáticas do Japão. Os fogos também podem ser vistos a partir da cidade e de barcos que cruzam a baía.

Data: 26 de agosto
Horário: 19:40 – 20:40
Local: Ilha de Miyajima em torno do Santuário de Itsukushima

9 – Tenjin Matsuri Hono Fireworks Festival (Osaka)

Tenjin
(Crédito: Divulgação)

No Tenjin Matsuri Hono Fireworks Festival, 4.000 fogos de artifício são lançados, enquanto uma procissão de navios com santuários portáteis e pessoas vestidas com trajes típicos viajam ao longo do rio Ogawa. O hanabi, a procissão de barcos e as pontes iluminadas são melhores vistos a partir dos parques Minami Tenma e Kema Sakuranomiya que ficam ao longo do rio.

Data: 25 de julho de 2017
Horário: 19:30 – 21:00
Local: Minami Tenma Park e Kema Sakuranomiya Park, ao longo do rio Ogawa em Osaka.

10 – Omagari National Japan Fireworks Competition (Akita)

Omagari
(Crédito: Wikipedia)

Este é um dos maiores festivais de fogos de artifício da região de Tohoku, realizado na cidade de Omagari, província de Akita. Esta é também uma das melhores competições nacionais de fogos de artifício do Japão. Equipes de todo o país competem entre si para fazer o melhor show.

Data: 26 de agosto de 2017
Horário: 18:50 – 20:30
Local: 2-7-46, Omagari Funabacho, Daisen-shi, Akita

Os Festivais de fogos de artifício no Japão são verdadeiros shows repleto de diversão e beleza! Então, se você estiver no país, não deixe de conferir este espetáculo!

Curta nossa página no Facebook
(Não aperte o botão se você já curtiu)

Comentários

comentários