De lamber os beiços! Confira 10 doces e sobremesas super populares no Japão

Entre doces japoneses tradicionais à sobremesas de estilo ocidental, o Japão possui uma grande variedade de delícias para oferecer.

O Japão abriga um forte amor pelas sobremesas. Mesmo antes de o açúcar se tornar amplamente disponível no país, os japoneses já criavam alimentos doces. Como resultado, o Japão desenvolveu receitas únicas baseadas nos ingredientes acessíveis, como arroz e feijão doce.

Quando o açúcar chegou no Japão na década de 1860, o amor pela sobremesa se intensificou ainda mais. A partir desse momento, o Japão começou a criar um grande número de doces de estilo ocidental, embora com um pouco menos de açúcar do que as receitas originais.

Confira uma lista com algumas das sobremesas mais populares no Japão:

1 – Parfait (パフェ)

fruit parfait
Parfait de frutas. (Crédito: TimeOut)

Importada da França, esta sobremesa foi adaptada ao paladar japonês, tornando-se uma sobremesa muito comum. Basicamente, ele consiste em camadas de sorvete, granolas, chantilly, cobertos com frutas frescas. Existem muitas variantes de Parfait, podendo ser acrescentados biscoitos, bolos, waffle e variados doces tradicionais japoneses.

2 – Castella (カステラ)

Castella
(Crédito: Divulgação)

Castella, ou kasutera em japonês, é um bolo japonês feito à base de farinha, ovos, açúcar e mel. Sua textura é leve e firme e seu sabor possui uma doçura suave. Ele foi originalmente introduzido pelos comerciantes portugueses no século XVI. Embora fabricado por todo o Japão, este é uma especialidade tradicional de Nagasaki.

3 – Furutsu Sando (フルーツサンド)

Furutsu Sando
(Crédito: Thirsty for Tea)

Estamos acostumados a comer sanduíches salgados, não é mesmo? Mas, saiba que no Japão o Furutsu Sando, ou sanduíche de frutas, é um deleite doce muito popular. Ele é feito com duas fatias de pão recheados com chantilly e frutas frescas como morango, kiwi, banana e manga.

4 – Wagashi (和菓子)

wagashi
(Crédito: Divulgação)

Wagashi são doces tradicionais japoneses que são geralmente servidos com chá, especialmente os tipos feitos de mochi, anko (doce de azuki) e frutas. Alguns exemplos são daifuku (mochi recheado com anko), dango (bolinho de arroz doce, geralmente espetado em um palito) e yōkan (sobremesa gelatinosa feita de azuki, ágar-ágar e açúcar). Já que o preparo do wagashi pode ser difícil e demorado, a maioria das pessoas o compra de um confeiteiro ao invés de fazê-lo em casa.

5 – Kohi Zeri (コーヒーゼリー)

coffee desert
(Crédito: Divulgação)

Kohi Zeri, conhecido como Coffee Jelly (geléia de café) em inglês, é uma sobremesa japonesa muito comum, especialmente no verão. Ele é um simples prato de geleia aromatizada com café preto e açúcar. Geralmente, este doce é coberto com chantilly, sorvete de baunilha ou leite condensado. O Kohi Zeri foi criado no Japão no início dos anos 1900 e tem sido um deleite muito apreciado desde então.

6 – Crêpes (クレープ)

crepe
(Crédito: Divulgação)

Enquanto os crêpes franceses são considerados sobremesas gourmet, no Japão eles são comidas de rua bastante casuais. Eles são tipicamente enrolados em forma de cone e embalados em papel para facilitar o transporte.

Pequenas lojas de crepes japoneses são comuns no Japão. Eles geralmente possuem uma vitrine com dezenas de modelos de plástico representando o menu. Há uma grande variedade de sabores, com coberturas que incluem frutas frescas, chantilly, chocolate, pedaço de bolo, nozes picadas e sorvete.

7 – Anmitsu (あんみつ)

(Crédito: Divulgação)

Anmitsu é feito de pequenos cubos de ágar-ágar, servido em um tigela com anko e frutas variadas. O anmitsu, geralmente, é servido com kuromitsu (xarope escuro) para ser colocado por cima antes de comê-lo.

Leia também:

8 – Monburan (モンブラン)

Monburan
(Crédito: blog.goo)

O Mont Blanc é uma sobremesa europeia composta basicamente de creme de castanhas e chantilly. Extremamente popular no Japão, o doce chamado em japonês de Monburan, vem em centenas de variedades que foram adaptadas ao paladar japonês.

9 – Dorayaki (どらやき)

dorayaki
(Crédito: Divulgação)

Dorayaki é uma espécie de panqueca japonesa que pode receber vários recheios, sendo que os mais comuns são de creme e anko.

10 – Taiyaki (たい焼き)

taiyaki
(Crédito: yunpi)

Taiyaki é uma massa em formato de peixe recheada com diferentes ingredientes, sendo anko e creme os mais comuns.

 

Qual é o seu preferido?

Fonte: Gurunavi, Japan Talk
Imagem destacada: the spruce

Comentários

Share via