Conheça formas deliciosas de preparar edamame (com receitas)

Você já comeu edamame? São grãos de soja que não amadureceram completamente. Muito popular no Japão, China, Coreia e Havai, o edamame, além de saboroso, é rico em fibras, vitaminas A, B e C, cálcio, fósforo, potássio, saponinas e ácido fítico.

Geralmente, é servido como aperitivo, para acompanhar uma cerveja e servido em ikazayas. Existem várias formas de preparo, saia do básico e conheça algumas.

Edamame cozido

edamame cozido

Essa versão é clássica e mais conhecida, o edamame cozido é a opção ideal para acompanhar bebidas alcoólicas ou servir como aperitivo, antes das refeições principais.

Para quem pensa, que é só cozinhar o edamame em água e sal, está enganado. Para ficar delicioso, o segredo é colocar o edamame em uma frigideira e ir salpicando água aos poucos e em pequenas quantidades, até que a água evapore. O processo deve ser repetido de cinco a seis vezes.

Para melhorar a experiência, após cozido, você pode adicionar alho frito e pimenta.

Leia também:

Edamame frito

Edamame frito

Para enriquecê-lo, adicione vegetais de sua preferência, pode ser cenoura, pimentão, brócolis, entre outros. Acrescente também molho de soja tamari, óleo de gergelim e nozes.

No Japão, o edamame frito é servido com gohan integral, frango frito e gengibre fresco. Sem dúvidas, uma explosão de sabores.

Receita de edamame frito com legumes

Ingredientes

  • 2 colheres de sopa de óleo de gergelim;
  • 4 cebolas médias;
  • 4 cenouras médias;
  • 1 pacote de cogumelos shitake;
  • 1 pedaço de gengibre;
  • 1 colher de sopa de alho;
  • ½ xícara de shoyu tamari;
  • 2 colheres de sopa de suco de limão;
  • 1 xícara de edamame cozido;

Forma de preparo

Esquente o óleo de gergelim em uma frigideira grande, em fogo médio. Adicione as cebolas picadas, no estilo Julienne, até que elas fiquem macias.

Acrescente as cenouras cortadas em palito bem fino e cozinhe por cerca de 2 minutos, adicione o shitake e tampe a panela até que os cogumelos estejam macios. Desligue o fogo e reserve.

Para fazer o molho, misture o óleo do refogado dos vegetais, gengibre ralado a gosto, alho, suco de limão e o shoyu tamari em um recipiente.

Acrescente o molho aos vegetais na frigideira, em fogo médio, até que tudo fique incorporado. Acerte o sal. Sirva com gohan.

Tempura de edamame

Tempura edamame

O tempura é uma das formas tradicionas de preparar legumes no Japão. O segredo é resfriar e secar bem os legumes antes de fritar. Utilize farinha de trigo panko para deixá-lo crocante e sequinho.

Salada

salada de edamame

É comum acrescentar o edamame descascado nas saladas, temperado com molho mirin. Não há limites para criatividade, nesse caso.

Mousse de edamame

mousse edamame

O creme de edamame tem sabor leve e suave, perfeito para enriquecer o paladar. Para preparar o creme, é importante descartar a membrana do edamame.

Receita de mousse de edamame

Ingredientes

  • 1 tigela de edamame cozido e descascado;
  • 1 colher de sopa de óleo de gengibre;
  • 1 colher de sopa de suco de limão;

Modo de preparo

Coloque tudo em um processador até que a massa fique consistente e macia. Se o mousse ficar muito seco, adicione aos poucos mais óleo ou suco de limão a gosto. Pronto! Deixe esfriar e sirva como aperitivo ou como acompanhamento.

Share via