OKONOMIYAKI: Osaka vs Hiroshima

Okonomiyaki (お好み焼き) é um dos alimentos mais populares do Japão. Trata-se basicamente de uma panqueca frita japonesa feita com vários ingredientes.

Okonomi” significa “o que você quer” ou “do seu desejo” e “yaki” significa “grelhado” ou “frito”. Sendo assim, o nome deste prato quer dizer basicamente “cozinhar aquilo que você gosta”.

No entanto, você sabia que existem dois tipos distintos de okonomiyaki no Japão? São eles: estilo de Osaka e estilo de Hiroshima. Confira quais são as principais diferenças entre estas duas variedades de okonomiyaki:

O básico

A base do okonomiyaki é essencialmente a mesma: farinha, ovo e dashi. Depois, são adicionados variados ingredientes, sendo repolho e porco os mais comuns. Uma vez que a panqueca fica pronta, coberturas como molho para okonomiyaki (caldo adocicado, grosso e à base de soja) e maionese japonesa são adicionados. Entretanto, em algum momento desse processo de preparação, os caminhos começam a se divergir:

Leia também:

Estilo de Osaka

okonomiyaki Osaka
(Crédito: Divulgação)

O estilo predominante de okonomiyaki é a versão de Osaka (região de Kansai). Portanto, este é o mais comumente consumido em todo o Japão, podendo ser facilmente encontrado nos restaurantes especializados e nas barracas de comida de rua.

Nesta versão, todos os ingredientes são misturados e cozidos juntos. O produto final é uma panqueca sólida coberta com molho para okonomiyaki e maionese japonesa.

Dê uma olhada em seu preparo:

Estilo de Hiroshima

okonomiyaki Hiroshima
(Crédito: Divulgação)

O outro estilo de okonomiyaki é a versão de Hiroshima. Nele, os ingredientes são colocados um a um, em camadas, ao invés de serem misturados. Além disso, esta receita contém macarrão no fundo.

Entenda melhor como ele é preparado:

 

Naturalmente, ambas as regiões afirmam que seu estilo é o melhor. Mas, o que você acha?

Fonte: wasa-bi, odigo, YouTube/Just One Cookbook

Comentários

Share via