Conheça 10 parques maravilhosos de Tokyo!

Tokyo é uma metrópole agitada e futurista cheia de arranha-céus, áreas comerciais e ruas movimentadas. Ainda assim, a cidade tem uma parcela justa de áreas verdes que proporcionam aos moradores e aos visitantes a oportunidade de fugir um pouco do agito da capital japonesa.

Seja para fazer piqueniques, caminhadas, tirar fotos ou relaxar, existe um lugar maravilhoso para você! Confira alguns dos parques mais espetaculares de Tokyo:

1 – Shinjuku Gyoen National Garden

Shinjuku Gyoen
(Crédito: Divulgação)

O Shinjuku Gyoen (新宿御苑) é um parque próximo da Estação de Shinjuku. Considerado um dos maiores parques da cidade, com 58,3 hectares, ele é composto por amplos gramados, mais de 100.000 árvores e lagoas. Originalmente, esta área era uma residência privada de um senhor feudal, Lord Naito, durante o período Edo (1603-1868). Atualmente, serve como um Jardim Nacional sob a jurisdição do Ministério do Meio Ambiente.

O parque possui três estilos distintos: paisagens francesa e inglesa no lado norte e uma paisagem tradicional japonesa no lado sul. O Shinjuku Gyoen é um local famoso para apreciar as flores de cerejeira durante a primavera.

Apesar da proximidade com a Estação de Shinjuku (dez minutos a pé), este é um retiro maravilhosamente reconfortante. O parque encontra-se aberto de terça a domingo entre 9h às 16h. É preciso pagar uma taxa de 200 yen para entrar.

EndereçoShinjuku Gyoen, 11 Naitomachi, Shinjuku, Tóquio, Japão

2 – Yoyogi Park

Yoyogi Park
(Crédito: Divulgação)

O Yoyogi Park (代々木公園) é um grande parque de estilo ocidental situado a cinco minutos a pé da Estação Harajuku e do Santuário Meiji. No lado norte, é possível ver uma exuberante área verde com árvores e vegetações. No lado sul, existem uma praça de eventos e um palco ao ar livre onde ocorre muitos dos grandes festivais de Tokyo.

O local é famoso como ponto de encontro para atores, dançarinos, fãs de música rock, dançarinos e comediantes. O Yoyogi Park também é conhecido pelas suas árvores de Ginkgo biloba que são especialmente incríveis durante o outono.

EndereçoYoyogi Park, 2-1 Yoyogikamizonocho, Shibuya, Tóquio, Japão

3 – Imperial Palace East Garden

Imperial Palace east Garden-min
(Crédito: odigo)

O Imperial Palace East Garden (皇居東御苑), também chamado de Kōkyo Higashi Gyoen em japonês, fica localizado à leste da residência imperial. Sem precisar pagar nenhuma taxa, você tem a oportunidade de caminhar pelos terrenos do antigo Castelo Edo, bem como ver as ruínas da torre principal desta construção.

Além disso, é possível andar por alguns trechos do atual Palácio Imperial e visitar o Museu das Coleções Imperiais (Sannomaru Syozokan) que exibe mais de 9.500 obras de arte pertencentes à família imperial. Esta área ainda oferece um gramado extenso, algumas lagoas e vários jardins.

Os visitantes podem caminhar livremente pelo local e tirar fotos à vontade. O parque é acessível através de três portões: Otemon (cinco minutos da Estação de Tokyo), Hirakawamon (perto da ponte de Takebashi) e Kita-Hanebashimon (perto do Parque Kitanomaru).

Esta área fica aberta ao público ao longo do ano (no calendário, você confere em quais datas os jardins estarão fechados). Os horários de visitação variam de acordo com a época do ano, mas em geral, funciona das 9h às 17h.

EndereçoImperial Palace East Garden, 1-1 Chiyoda, Tóquio, Japão

4 – Ueno Park

Ueno Park
(Crédito: flickr/Janusz’s Rumpelkiste)

O Parque Ueno (上野公園), localizado ao lado da Estação Ueno, foi estabelecido em 1873 em terras que antigamente pertenciam ao templo de Kan’ei-ji. Sem precisar pagar por nenhuma taxa de admissão, você pode caminhar pelo local e contemplar as cerca de 8.800 árvores, extensas camas de lótus, pântanos, arbustos e várias espécies de aves de inverno.

Além disso, dentro da área do Ueno Park estão localizadas alguns museus, o Jardim Zoológico de Ueno, o Toshogu Shrine e o Lago Shinobazu. Durante a primavera, o parque realiza alguns eventos para celebrar as suas lindas flores de cerejeira.

EndereçoUeno Park, Ueno District, Taito, Tóquio, Japão

Leia também:

5 – The Institute for Nature Study National Reserve

Institute for Nature Study
(Crédito: flickr/Guilhem Vellut)

O Institute for Nature Study (自然教育園, Shizen Kyōiku-en) é uma reserva natural localizada no coração de Tokyo, perto da Estação Meguro. O local é operado pelo National Museum of Nature and Science (Museu Nacional da Natureza e Ciência), cujo objetivo é preservar o ambiente natural das florestas e pântanos de Tokyo.

Este espaço teve o seu início como uma residência de um senhor há cerca de 500 anos. O terreno tornou-se uma propriedade imperial a partir de 1917. Desde então, o ambiente natural foi conservado. Agora, o parque pertence ao Ministério da Educação que o utiliza para pesquisas.

Além disso, por uma pequena taxa, qualquer pessoa pode desfrutar da beleza natural do parque. As vistas e os sons da cidade são deixados para trás quando você entra no local. É um mundo selvagem, natural e calmo.

EndereçoInstitute for Nature Study National Reserve, 5-21-5, Shirokanedai, Minato-ku, Tóquio

6 – Todoroki Valley

Todoroki Valley
(Crédito: digitame)

Todoroki Valley (等々力渓谷, Todoriki Keikoku) é diferente de todos os outros parques nesta lista, de modo que ele não é estritamente um jardim, mas sim um vale. Ele é o único vale em Tokyo e é famoso por sua natureza.

Com cerca de um quilômetro de comprimento, este parque possui uma atraente trilha verde que leva através de um estreito vale arborizado ao longo de um pequeno rio. Com árvores de bambu, santuários secretos e os sons do rio, é um ótimo lugar para relaxar.

Este local fica a apenas 20 minutos de trem do centro de Tokyo. Para visitar, pegue a linha Oimachi até a estação Todoroki.

EndereçoTodoroki Valley, Todoroki, Setagaya-ku, Tóquio, Japão

7 – Chichibu-Tama-Kai National Park (Mount Mitake)

Chichibu-Tama-Kai National Park
(Crédito: fbinjapan)

O Chichibu-Tama-Kai National Park (秩父多摩甲斐国立公園, Chichibu Tama Kai Kokuritsu Kōen) é um parque nacional localizado na intersecção das províncias de Saitama, Yamanashi, Nagano e Tokyo.

O local possui oito picos de mais de 2.000 metros espalhados por 1.250 km². Existem inúmeras trilhas para caminhadas e santuários antigos que atraem muitos visitantes aventureiros a cada ano.

Os pontos de referência mais conhecidos são o Mount Mitsumine (三峰山, Mitsumine-san), onde fica o Santuário Mitsumine de 2.000 anos de idade e o Monte Mitake, com o Santuário Musashi-Mitake e a natureza intocada.

Este parque é o destino perfeito para uma viagem de um dia para aqueles que precisam de uma pausa na rotina corrida da metrópole. Pode ser facilmente alcançado em menos de duas horas do centro de Tokyo.

EndereçoParque nacional de Chichibu-Tama-Kai (Mount Mitake), região de Okutama, Tóquio, Japão

8 – Kiyosumi Teien

Kiyosumi Teien
(Crédito: Divulgação)

O Kiyosumi Teien (清澄庭園) é um parque localizado perto da Estação Kiyosumi-Shirakawa em Fukagawa. Originalmente, esta área era a residência de um rico comerciante da era Edo. Depois de algum tempo, a propriedade passou a pertencer a um senhor feudal que a transformou em um jardim. Durante o período Meiji, foi comprada pelo fundador da Mitsubishi para entreter seus convidados. Em 1932, foi doada para a cidade de Tokyo e aberta ao público.

Atração bastante conhecida são os caminhos de pedras colocadas nas águas que são chamados de “isowatari“. Ao passear pelas pedras, você pode ver peixes e tartarugas debaixo da superfície da lagoa, bem como os reflexos do jardim na água.

EndereçoKiyosumi Teien, Koto-ku, Tóquio, Japão

9 – Kyu Shiba Rikyu Garden

Kyu Shiba Rikyu Garden
(Crédito: flickr/Sen Itto)

O Kyu Shiba Rikyu (旧芝離宮, Kyū Shiba Rikyū), anteriormente Shiba Villa, é um jardim clássico japonês no centro de Tokyo, localizado ao lado da Estação de Hamamatsucho. A terra já serviu como lar de vários senhores feudais e funcionários do governo durante o período Edo. Foi aberto ao público em 1924 como o Jardim Kyu Shiba Rikyu.

Um oásis verde cercado por edifícios altos, o jardim Kyu Shiba Rikyu apresenta os elementos típicos de um jardim japonês, incluindo uma lagoa e colinas artificiais, que simbolizam o oceano, lagos e montanhas do mundo real. Há também trilhas circulares que permitem aos visitantes admirar o jardim de várias perspectivas.

EndereçoJardim Kyu Shiba Rikyu, 1-4-1 Kaigan, Minato, Tóquio, Japão

10 – Hama Rikyu

Hama Rikyu Gardens
(Crédito: zekkeijapan)

Outro lindo jardim onde você pode ver edifícios altos à distância é o Hama Rikyu (浜離宮). Como a maioria dos parques em Tokyo, a terra era a residência de um senhor feudal durante o período Edo.

Localizado ao lado da Baía de Tokyo, este parque possui lagoas de água do mar que mudam de nível com as marés e uma casa de chá em uma ilha onde os visitantes podem descansar e apreciar a paisagem. As árvores do parque são lindas durante todo o ano.

EndereçoHama Rikyu, 1-1 Hamarikyuteien, Chuo, Tóquio, Japão

 

Durante a sua estadia em Tokyo, não deixe de conhecer alguns destes parques japoneses! Eles farão até você esquecer de que está na maior metrópole japonesa! Se você já os conhece, deixe nos comentários!

Fonte: The Culture Trip, Time Out, tsunagu Japan, Japan Guide
Imagem destacada: xperience

Comentários

Share via