Gostoso, delicioso, saboroso! Existem inúmeras formas de expressarmos o nosso apreço pela comida. Mas, em japonês? Provavelmente, você já deve ter escutado a expressão “oishii” (delicioso). É o termo mais simples e comum entre nativos e estrangeiros.

No entanto, na língua japonesa também existem outras maneiras de expressar o quão maravilhosa é a comida. Confira 8 palavras e o uso adequado de cada uma.

1 – Umai (うまい)

umai
(Crédito: Pakutaso)

Umai” é uma maneira bastante informal e comum de se dizer “delicioso”, “saboroso”, “fabuloso” em japonês. Dessa forma, deve-se evitar a utilização desta palavra em situações formais por denotar falta de respeito. Já, entre amigos próximos, é totalmente adequado. Além disso, este termo é usado mais frequentemente por homens.

Você pode usar “umai” como uma exclamação por si só ou em uma sentença mais longa como no exemplo a seguir:

Japonês: このラーメンはうまい。
Romaji: Kono rāmen wa umai.
Tradução: Este ramen é delicioso.

2 – Maiu (まいう~)

Com significado similar ao termo visto acima, “maiu” é mais frequentemente falado por celebridades na TV. Esta expressão é uma espécie de gíria onde a palavra “umai” foi reordenada para que parecesse mais divertida. E como a palavra original, “maiu” é completamente aceitável em um ambiente informal com os amigos íntimos, mas totalmente inadequado em situações formais.

3 – Bimi (美味)

Bimi” é mais comumente utilizado na escrita do que em conversas cotidianas. É possível ver esta expressão em panfletos, comerciais e outros anúncios escritos para alimentos. Ao contrário dos termos que vimos até agora, esta palavra possui um maior impacto quando usada em uma forma escrita.

Leia também:

4 – Zeppin (絶品)

Zeppin” é outra palavra que você verá frequentemente em propagandas de comida e comerciais de TV. A expressão quer dizer que algo é tão delicioso que todos ficam impressionados.

Zeppin” pode ser usado em situações formais e informais. Quando utilizado em uma conversa, pode-se dizer “Zeppin desu ne!” (絶品ですね), acompanhado da explicação do porquê ele é tão maravilhoso, especialmente em uma situação formal.

Na próxima vez que você encontrar a palavra “zeppin” na frente de algum restaurante, isso significa que a comida deve ser impressionantemente deliciosa!

5 – Aji (味)

aji
(Crédito: Pakutaso)

Aji” significa literalmente “gosto” em japonês. No entanto, muitas vezes é usado para descrever o sabor da comida em japonês.

Por exemplo, quando os japoneses comentam sobre seus pratos, é comum dizerem: “Jōhin na ajidesu ne.” (上品な味ですね。- “tem um sabor elegante”) e “Fukai ajiwaidesu ne.” (深い味わいですね。- “tem um sabor rico”), seguido por uma explicação do motivo que o levou a dizer isso. Estes tipos de frases são mais utilizados por adultos em situações formais.

Não é uma boa ideia dizer apenas “Oishii aji desu ne” (おいしい味ですね。- tem um sabor delicioso) ou “Amai aji desu ne” (甘い​味ですね。- tem um sabor doce), uma vez que parece muito infantil e óbvio.

6 – Hoppe ga ochiru (ほっぺが落ちる)

Esta é uma maneira tradicional para exclamar que algo é delicioso em japonês. A grosso modo, esta expressão pode ser traduzida como “isso é tão delicioso que minhas bochechas cairão!”.

A sua origem é incerta. Algumas pessoas atribuem o seu significado à forma como as bochechas se parecem quando se come muita comida deliciosa: tão cheios que estão a ponto de cair!

De qualquer forma, esta é uma maneira engraçada de expressar o quão sua comida é gostosa, embora não seja amplamente utilizado no Japão. Mas, se você gosta de assistir ou ler contos tradicionais japoneses, é provável que você encontre esta frase.

7 – Kuse ni naru (癖になる)

Esta frase é bastante comum na vida real e na TV. Literalmente, a frase significa “tornar-se um hábito”. Assim, quando alguém diz isso em relação à comida, esta pessoa quer dizer que a refeição é tão saborosa que ela terá o hábito de comê-la muito. Simplificando, isso significa que a comida é viciante! Outro ditado similar é “Yamitsuki ni naru” (病み付きになる – tornar-se viciante).

8 – Saiko (最高)

saiko
(Crédito: Pakutaso)

Saiko” pode ser traduzido como “o melhor!“. Esta expressão é utilizada quando se come uma comida maravilhosa ou se bebe uma bebida muito boa. Em um grupo de pessoas em um bar, é comum ouvir “saiko” depois que todos terminam o primeiro copo de cerveja.

Esta é uma palavra mais comumente utilizada em situações casuais, embora também seja aceitável ser usada em ocasiões formais dizendo “saiko desu“.

Muitas vezes, mulheres usam o termo “shiawase” (幸せ – felicidade) no lugar de “saiko“, principalmente para se referir a doces. É  uma maneira de expressar que a comida é tão boa que a faz feliz.

Na próxima vez que você comer alguma coisa, pratique usando essas palavras japonesas!

Fonte: Spin Japan, Japan Yum

Curta nossa página no Facebook
(Não aperte o botão se você já curtiu)

Comentários

comentários