Pode parecer mentira, mas não é. A doença de Takotsubo, conhecida como síndrome do coração partido existe e leva uma pessoa a sofrer uma parada cardíaca. A síndrome foi descrita pela primeira vez em 1990 no Japão e depois registrado em outros países.

Takotsubo

A doença de Takotsubo é muito similar a um infarto e é causada por forte estresse físico ou psicológico. Foi verificado também que cerca de 90% dos casos são registrados em mulheres entre 58 a 75 anos.

Mulheres sofrem mais

Acredita-se que após a menopausa as mulheres estejam mais vulneráveis por causa da redução da produção de estrogêneos no corpo.

Ainda não há uma explicação precisa que defina o gatilho da síndrome, estudos apontam para os hormônios do estresse e a adrenalina.

Os hormônios do estresse atuam nos vasos sanguíneos coronários e nas células musculares do coração impedindo o ventrículo esquerdo de se contrair.

Diferente do infarto

É uma parada cardíaca causada pelo estresse e não por obstruções nas vias artérias, os sintomas são muito parecidos, mas as consequências no corpo são bem diferentes. Muitos fatores podem desencadear a síndrome do coração partido.

  • Queda de pressão;
  • Receber más notícias;
  • Nervosismo ao falar em público;
  • Discussões ferozes;
  • Violência doméstica;
  • Perda de animais de estimação;
  • Perda de entes queridos;
  • Rompimentos;

Leia também:

É praticamente impossível distinguir a síndrome de um ataque cardíaco real, exames clínicos de eletrocardiogramas apresentam resultados muito parecidos também.

Para dar um diagnóstico final, os médicos verificam se há bloqueios nas artérias coronárias, aumento rápido e pequeno de biomarcadores cardíacos. Em ataques cardíacos, os biomarcadores cardíacos aumentam mais lentamente, mas são maiores.

Biomarcadores cardíacos são substâncias liberadas no sangue quando o coração está danificado. Os médicos utilizam também exames de raio-x ou outro exame similar para encontrar anormalidades nas paredes do ventrículo esquerdo e no próprio coração como um todo.

Takotsubo
Doença Takotsubo e a armadilha de polvos Takotsubo

Em casos de síndrome de Takotsubo, o coração se assemelha a uma armadilha de polvo utilizada no Japão. Daí o nome Takotsubo.

Ainda não há uma diretriz que aponte um tratamento exclusivo para a síndrome, geralmente, os médicos receitam os medicamentos padrões para insuficiência cardíaca.

Normalmente as anormalidades do ventrículo esquerdo desaparecem dentro de quatro semanas e os pacientes se recuperam totalmente em cerca de dois meses.

Casos de óbito relacionadas a síndrome do coração partido são raras, o que fica mesmo é o susto, talvez, um bom indicador para ir mais devagar e se estressar menos com as coisas do dia a dia.

Curta nossa página no Facebook
(Não aperte o botão se você já curtiu)

Comentários

comentários